Este é um circuito útil para gerar sinais senoidais de baixa freqüência de boa intensidade, utilizando como base apenas um transistor e como etapa amplificadora mais um transistor de efeito de campo de potência. O circuito completo é dado na figura 1 e sua simulação no Multisim está disponível no final da página. Da mesma forma, disponibilizamos a Net List para os que desejam exportar o circuito para outros programas de simulação.

 


 

 

Na figura 2 temos a forma de onda do sinal gerado. Observe que R1 serve para ajustar a distorção deste sinal, podendo eventualmente este componente ser substituído por um resistor fixo.

 


 

 

Observe que o sinal gerado tem uma amplitude de aproximadamente 2 V (2 V por divisão) o que é um valor bastante apropriado para a maioria das aplicações.

Neste circuito os resistores e os capacitores da rede de retardo determinam a freqüência de operação, podendo ser alterados pelo leitor, conforme a aplicação desejada. Para os valores indicados a freqüência é de aproximadamente 127 Hz. No entanto, o leitor pode fazer alterações de acordo com sua necessidade, dando preferência a modificação dos capacitores que devem ser todos iguais. Por exemplo, se reduzirmos à metade o valor dos capacitores (22 nF) a freqüência subirá para aproximadamente 250 Hz. Na simulação com o Multisim é preciso esperar vários ciclos de varredura do osciloscópio para que a imagem do sinal gerado apareça.

Numa montagem prática podem ser utilizados transistores equivalentes tanto ao BC548 como ao FET. A tensão de alimentação pode ficar entre 9 e 12 V. Com tensões mais baixas pode ser difícil fazer com que o circuito parta. Para sinais senoidais com tensões menores sugerimos o uso de osciladores de duplo T ou Hartley.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0013.zip)