Oscilador Duplo T com o 741 (MSB034)

Os osciladores de duplo podem produzir oscilações de baixas frequências, inclusive do tipo amortecido sendo, por este motivo, utilizados em instrumentos de percussão, geradores de efeitos sonoros e outras aplicações semelhantes. O oscilador apresentado utiliza um amplificador operacional com um 741, gerando sinais de aproximadamente 250 Hz. A fonte de alimentação deve ser simétrica e amplificadores equivalentes podem ser utilizados. Observe que os capacitores e os resistores possuem uma relação de valores que deve ser mantida. Para obter outras frequências altere todos os capacitores e para ajustar o ponto de oscilação utilize o potenciômetro. A figura 1 mostra o circuito completo.

 

Figura 1 – Diagrama completo do oscilador.
Figura 1 – Diagrama completo do oscilador.

 

Para o 741, os pinos de alimentação são o 7 positivo e 4 negativo. A entrada inversora é o pino 2 e a entrada não inversora o pino 3. Na simulação com o Multisim Bue, a forma de onda do sinal gerado é mostrada na figura 2.

 

 

   Figura 2 – Forma de onda do sinal gerado.
Figura 2 – Forma de onda do sinal gerado.

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0034.zip)


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia