Oscilador com o 4069 - NE0047

Quatro dos seis inversores do circuito integrado 4069 podem ser empregadas na elaboração de um eficiente oscilador retangular cuja freqüência chega aos 10 MHz, dependendo da tensão de alimentação e dos valores dos componentes utilizados. Na figura 1 temos a simulação deste circuito no Multisim.


Figura 1 – Diagrama do oscilador com o 4069

Na figura 2 temos a forma dos sinais observados no osciloscópio do Multisim. Veja que temos dois sinais defasados (em oposição de fase) com 50% de ciclo ativo. A amplitude dos sinais é igual a da alimentação. O circuito pode ser alimentado com tensões de 3 a 12 V. Pela base de tempo é possível verificar a freqüência do oscilador.


Figura 2 – Sinais gerados no oscilador.

Na prática recomendamos que o leitor mantenha fixo o resistor e altere o capacitor se desejar outras freqüência. Para um oscilador variável troque o resistor por um resistor de 10 k ohms em série com um potenciômetro de 100 k.

 

Clique aqui para baixar a simulação e a netlist são dadas a seguir.


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...