Oscilador Senoidal-Retangular 4093 - NE0105

O projeto NE0102 – Oscilador LC com o 4093 descreve um circuito em que utilizamos o circuito integrado CMOS 4093 para produzir sinais de altas frequências. O mesmo circuito, com a utilização de um indutor de valor mais alto pode gerar sinais senoidais de boa qualidade, mesmo sendo em tecnologia CMOS. A frequência pode ser suficientemente baixa para aplicações em áudio, se o indutor e o capacitor forem escolhidos com valores apropriados. É justamente isso que mostramos como fazer no projeto da figura 1. Apenas uma bobina e um capacitor são suficientes para implementar um oscilador que funcionará com tensões de alimentação na faixa dos 3 V aos 12 V.


Figura 1 – Circuito do oscilador Senoidal Retangular gerado no Multisim.

O sinal retangular é obtido na saída digital, pino 3. O circuito LC é ligado aos pinos 1 e 2 e neles obtemos o sinal . A alimentação é feita nos pinos 14 (positivo) e 7 (negativo). A pinagem do 4093 é dada na figura 2.


Figura 2 – Pinos do 4093.

Na figura 3 temos as formas de onda visualizadas no osciloscópio virtual do Multisim.

 


Figura 3 – Formas de onda no circuito.

Simulação e netlist estão disponíveis para download clicando aqui.


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...