Multímetro Carregado - Indicações Erradas (DUV137)

Tenho um multímetro de baixo custo (1 000 ? por volt), e quando vou medir tensões em certos circuitos os valores indicados são muito menores do que os que obtenho quando uso um outro multímetro que tenho que é de maior sensibilidade (20 000 ? por volt). O que ocorre? Meu multímetro menor está com problemas?

 

A sensibilidade de um multímetro indica como ele pode "carregar" um circuito, ou seja, drenar corrente dele para acionar o instrumento. Um multímetro de baixo custo carrega o circuito medido, fazendo com que a tensão caia. Assim, o valor medido será menor do que o real. É por este motivo que estes pequenos multímetros de baixo custo não são confiáveis quando usados para medir circuitos em que resistências muito altas estão sujeitas a tensões em divisores, o que pode fazer com que caiam quando o multímetro é inserido. Estes multímetros só devem ser usados para medir tensões em fontes, linhas de alimentação e circuitos de maior corrente, além de testar separadamente componentes como resistores, fios, chaves, bobinas, transformadores, indutores, etc.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...