Controlando Correntes Intensas (DUV177)

Preciso controlar cargas de altas correntes a partir de circuitos de controles de motor de passo,algo acima de 20 A. No entanto, os MOSFETs comuns ou transistores bipolares. Como fazer?

 

Para estas aplicações devem ser usados IGBTs. Existem muitos IGBTs que podem operar com correntes de dezenas ou centenas de ampères e que são usados exatamente como os MOSFETs pois têm a mesma sensibilidade. Basta escolher o tipo apropriado, que deve ser montado num bom dissipador de calor, e lembrar que esses componentes são lentos. Não devem ser usados em circuitos de frequências elevadas nos controles PWM. Veja nas especificações quais as correntes máximas. Na figura abaixo o circuito equivalente a um IGBT.

 

 

Veja que o MOS de entrada pode ser controlado por pequenas tensões e correntes muito baixas enquanto que os bipolares podem conduzir correntes muito intensas chegando a mais de 100 A.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...