NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alterando uma bobina para aumentar a frequência (DUV193)

Tenho um transmissor simples que usa uma bobina osciladora para determinar a frequência. Como faço para aumentar a frequência, pois ele não alcança o extremo superior da faixa, mesmo quando abro todo o trimmer?

Para aumentar a frequência de um oscilador que use uma bobina e um capacitor, temos duas possibilidades. A primeira consiste em se separar as espiras da bobinas, ou seja, "esticar a bobina". Neste caso, temos um alteração pequena, mas normalmente o suficiente para deslocar a frequência dentro de uma faixa não muito ampla. A segunda, que permite um aumento maior da frequência consiste em retirar espiras, ou seja, cortar a bobina, de modo que ela fique com menos espiras. Este procedimento também é válido para circuitos de sintonia simples. Para rádios do tipo super-heteródino, entretanto, quando alteramos a bobina de antena também precisamos alterar na mesma proporção a bobina osciladora e depois todo o conjunto precisa de um bom ajuste. Mesmo assim, alterações feitas em circuitos comerciais levam a desequilíbrio de sensibilidade nos extremos da faixa.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Selo
O selo é um ser pegajoso, cujo destino é viajar.
Eno Teodoro Wanke (1929) - As Costeletas de Adâo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)