Operação de Pequenos Transmissores (DUV447)

Montei um pequeno transmissor de FM de seu site. Posso operá-lo sem licença?”
Existem normas para operação de pequenos transmissores, para que as emissões não causam interferência ou problemas nos serviços normais de telecomunicações.
Uma das normas consiste em se limitar a potência dos transmissores, normalmente de alguns miliwatts o que nos leva a um termo antigo usado para definir esta operação em “âmbito domiciliar”.
Algumas frequências admitem o uso de pequenos transmissores para curta distância, por exemplo, na faixa de 27 MHz ou mesmo na faixa de FM, caso de microfones sem fio, pequenos intercomunicadores e brinquedos.
Uma faixa em torno dos 42 MHz também é reservada para este tipo de operação.
Para potências elevadas existem restrições quanto a faixa e a potência utilizada sendo necessária uma licença obtida no Dentel ou, no caso de radioamadores, junto a LABRE.

Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Entrando em dezembro (OP207)

Estamos nos aproximando do último mês desse ano de pandemia (2020), com esperanças para que a vacina chegue logo e possamos voltar à normalidade. Há muito a ser feito a partir de agora e, como temos informados aqueles que nos seguem, nunca paramos. De fato, nosso trabalho tem sido contínuo, com a produção constante de material para o nosso site, lives, livros, vídeos, podcasts e muito mais. Na verdade, a única mudança que tivemos em nossas atividades foi a suspensão dos eventos presenciais. Esperamos que no próximo ano eles voltem, talvez com algumas modificações, mas que possamos estar juntos daqueles que nos acompanham.

Leia mais...