Evidentemente, quando falamos em celular descartado não se trata propriamente em fazer algo com um que esteja mais funcionando, mas sim que esteja em vias de ser abandonado ou mesmo jogado fora por ter sido substituído por um novo. Se isso ocorreu, e o leitor está pensando em fazer isso, não o jogue fora, principalmente se você gosta de eletrônica.

Como já anunciamos nesta seção, existem muitas coisas interessantes que podem ser feitas com um celular velho, de antiga geração, mas que ainda funciona. Muitas até mesmo podem ser feitas com um novo sem prejudicá-lo agregando mais utilidade ainda a este equipamento que a cada dia se torna mais parte de nossas vidas.

Mas, o que se pode fazer com um celular velho, além de deixá-lo na prateleira para o caso de uma emergência, por exemplo, quando o novo cai no vaso sanitário.

As utilidades que veremos a seguir não são propriamente eletrônicas, pois as eletrônicas serão vistas em artigos específicos desta seção, mas dão uma boa ideia do que pode ser feito.

Mas, vamos aos possíveis usos:

 

Câmera de Segurança

Você pode aproveitar a câmera existente no celular para enviar imagens para um computador ou outro celular que tenha acesso à internet.

Usando um suporte apropriado, você simplesmente fixa seu celular onde deseja e vigia o local desejado.

Para isso, basta usar o aplicativo IP Webcam. Seguindo suas instruções você torna seu celular uma câmara de segurança.

O endereço para baixar o aplicativo no Google Play é https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pas.webcam

 

Além desse aplicativo existem outros como:

Wi-Fi de Vigilância

IP Webcam Pro

tinyCan Monitor

 

Webcam do Mundo

Espalhadas pelo mundo existem milhares de câmeras que vigiam estradas, shoppings, aeroportos, praças, locais de turismo intenso, e que estão conectadas à internet.

Você pode acessá-las de modo permanente usando seu velho celular sem com isso ocupar o novo ou seu computador onde está trabalhando. O aplicativo é o EarthCam.

Para ter este aplicativo no seu celular vá para: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.earthcam.webcams

 


 

 

Você pode, por exemplo, nesse instante ver o que está acontecendo em Times Square em Nova York.

 

Cientista Caseiro

Um terceiro aplicativo muito interessante é para os leitores com tendência a fazer ciência em casa, os cientistas caseiros que podem até fazer descobertas interessantes e trabalhar em projetos associados a grandes universidades como colaboradores.

Você pode ser um cientistas trabalhando em projetos importantes sem sair de casa!

Trata-se do Citzen science que pode ser acessado em:

Na página cujo link é dado a seguir, você tem acesso ao projeto SETI que busca vida em outros planetas.

http://setiathome.berkeley.edu/

Lá você encontra para baixar o software BOINC que lhe permite participar do projeto da Universidade de Berkley na busca de vida fora da terra.

O leitor pode participar do projeto recebendo e analisando informações captadas por radiotelescópios em busca de padrões diferentes de emissão que possam indicar uma origem artificial, ou seja, feitas por criaturas inteligentes.

No endereço abaixo você baixa o aplicativo BOINC da Universidade de Ciências Espaciais de Berkley para compartilhar outras pesquisas e até participar dos projetos.

https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.berkeley.boinc

 

Videofone

Uma possibilidade de uso de um celular comum fora de uso é como um videofone, ou seja, um dispositivo que você usar para conversar e ao mesmo tempo, ver com quem está falando.

Não é preciso ter uma linha se você tem acesso a uma rede Wi-Fi, pois isso se torna simples com o Google Hangouts e o Skype.

Veja nos links abaixo como usar e baixar esses aplicativos.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.talk

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.skype.raider

 

Leitor de E-Book

Se a tela de seu antigo celular não é das menores, e você gosta de ler, porque não ter nele a sua biblioteca (inclusive com nossos livros). O seu celular antigo pode ficar em sua bancada sem ocupar o novo, com nossos livros de consulta abertos na página que você precisa.

Por exemplo, você pode ter um projeto de nossos livros banco de circuitos, ou uma fórmula de nosso manual de fórmulas aberta, e ao mesmo tempo usar o outro celular para conversar com um amigo ou alguém com que deseje compartilhar informações.

Para isso, basta acessar o Google Play Books ou Amazon Kindel e baixar o aplicativo.

Os endereços são:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.books

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.amazon.kindle

 

Relógio High-Tech

Mantenha seu Celular permanente ligado com o carregador conectado à rede e baixe um aplicativo que o torna um belo relógio de mesa ou de cabeceira.

Um dos aplicativos é o Timely Alarm Clock que pode ser baixado no link abaixo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ch.bitspin.timely

Uma das aplicações mais interessante é justamente como alarme, quando você programa para tocar na hora desejada. Diversos aplicativos grátis semelhantes a este podem ser encontrados no Google Play.

 

Controle remoto

Existem diversos aplicativos no Google play que podem ser baixados e que permitem usar seu smartphone como controle remoto para seu televisor ou aparelho de som.

Trata-se de uma boa opção quando alguém em sua casa insiste em ter o controle na mão, impedindo que você escolha seu programa ou desligue o equipamento.

 

Torne seu celular parte do maior supercomputador do mundo

Este é um aplicativo muito interessante. A Universidade de Stanford tem um projeto que usa computadores voluntários para ajudar na simulação de processos que ocorrem nas proteínas no sentido de procurar uma cura para o câncer.

Ligando seu celular, ele passa a fazer parte de um computador mundial distribuído com 21 000 Teraflops de capacidade computando dados necessários à pesquisa.

Basta entrar em https://play.google.com/store/apps/details?id=ch.bitspin.timely  para que seu smartphone se torne um dos 84 000 computadores que operam em conjunto na pesquisa contra o câncer.

 


 

 

 

GPS

Você pode usar seu celular velho como um GPS bastando fazer o download de um aplicativo de navegação, sem precisar ter acesso a internet.

Veja mais em: . https://www.androidpit.com/best-free-offline-map-apps

https://www.androidpit.com/best-offline-gps-apps-for-android