Controle de movimento (Motion Control) é um dos setores da eletrônica que tende a se tornar uma ciência à parte, como são hoje as telecomunicações, automação, eletrônica embarcada, eletrônica média, etc. Como em qualquer ramo de atividade que se desenvolve com tecnologia própria, os jargões e termos técnicos passam a ter um destaque especial, pois têm significados que nem sempre correspondem ao que se espera quando são usados na conversação comum. Assim, nessa nossa coluna, falaremos de algums termos técnicos usados no controle de movimento, do seu significado e do modo como são encontrados na documentação técnica em inglês.

Quando se fala em controle de movimento, destaca-se o que se denomina Controle PWM ou Pulse Width Modulation.

Deixando de lado o aspecto técnico, ou seja, a análise profunda de como funciona um controle PWM, para nós nesta seção é interessante vermos como esse termo é usado num texto em inglês e quais são os outros termos diretamente associados que merecem uma análise. Para isso tomamos um texto do nosso livro "Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence" (Newton C. Braga - Newnes 2002 {Para os leitores interessados no tema, informamos que estamos preparando a versão em português deste livro que é adotado em diversas universidades americanas.}).

 

"Two forms of PWM controls can be found um practical applications. Locked anti-phase control - The simple locked anti-phase control consists of a single, variable duty-cycle signal oscillator in which both direction and amplitude (speed) information is encoded, as shown in figure 1. A 50% duty-cycle signal represents zero drive, since net value of voltage (integrated over one period) delivered to the load (motor) is zero. Sign/Magnitude control - This control employs direction (sign) and amplitude (magnitude) signals. The magnitude signal is duty-cycle modulated and the absence of a pulse signal (a high logic level) represents zero drive. Figure 2 shows what happens with this control. Current delivered to the load is proportional to the pulse width."- pg 86/87

 

Figure 1
Figure 1

 

 

Figure 2
Figure 2

 

 

 

Vocabulário:

Locked - travado, atracado

PWM - Pulse Width Modulation - Modulação por Largura de Pulso

Anti-Phase - Anti-fase

Duty-Cycle - ciclo ativo - relação em porcentagem entre o tempo que um sinal permanece no nível alto e a duração total do ciclo do sinal.

Both - ambos

Direction - sentido

Zero drive - excitação zero

Encoded - codificada

Net Value - valor líquido

Delivered - fornecido

Absence - ausência

 

Comentário:

O termo "locked" é bastante usado em tecnologia eletrônica, como por exemplo no conhecido PLL (Phase Locked Loop) e que às vezes traz alguma dificuldade de tradução, como temos encontrados em diversos documentos técnicos em português.

De fato, para PLL podemos encontrar tanto "elo travado por fase" como "elo de fase sincronizada" ou ainda como dizem em Portugal "Circuito de Malha Encravada".

De qualquer forma, "lock" significa fechar, travar, trancar (lock, locking,locked) definido como "When you lock something, such as a door, you fasten it, usually by means of a key" - segundo o Collins Cobuild English Language Dictionary. (Quando você tranca alguma coisa, como uma porta, você a fecha, usualmente usando uma chave".

Em eletrônica o termo locked é usado para designar um circuito ou um dispositivo que, após um comando permanece "travado" numa certa condição como um relé, um reconhecedor de freqüências (como um PLL) que "amarra" numa certa freqüência quando a reconhece, ou ainda um flip-flop.

Para o termo PWM é importante fazermos alguns comentários sobre seu uso, principalmente as formas como encontramos sua tradução:

PWM é o acrônimo de Pulse Width Modulation que traduzimos como Modulação de Largura de Pulsos, já que se trata de uma técnica de modulação de sinais em que a largura dos pulsos é modificada de acordo com a informação que se deseja enviar. No caso de um controle de motor, a largura determina a potência média permitindo assim controlar a sua velocidade. No entanto, em alguns documentos técnicos encontramos outras traduções como: Modulação em Largura de Pulsos; Modulação da Largura do Impulso; Modulação por Largura de Impulso, etc.

 

Assim, a tradução de nosso texto será:

"Duas formas de controles PWM podem ser encontradas nas aplicações práticas. Controle Travado Anti-Fase - o controle travado anti-fase simples consiste num oscilador de um único sinal de ciclo ativo variável no qual tanto a informação sobre o sentido como a amplitude (velocidade) são codificadas, como mostrado na figura 1. Um sinal com ciclo ativo de 50% representa uma saída zero, já que o valor líquido da tensão (integrado ao longo de um período) fornecido à carga (motor) é zero. Controle Sinal/Magnitude - este controle sinais de sentido (sinal) e amplitude (magnitude). O sinal de magnitude é modulado em ciclo-ativo e a ausência de um pulso de sinal (um nível lógico alto) representa excitação zero. A figura 2 mostra o que acontece com este controle. A corrente fornecida à carga é proporcional à largura do pulso".