Oscilador de Duplo-T (Cálculo M006)

O oscilador de duplo T é usado para gerar sinais senoidais de baixa frequência. O oscilador de duplo T também pode produzir oscilações amortecidas que são especialmente úteis em projetos de instrumentos de percussão eletrônicos. A figura 1 mostra a configuração básica usando transistores NPN de uso geral para este tipo de oscilador.

 


Figura 1 – Oscilador de duplo T com transistor.

 


Formula 1



Onde : f é a frequência em hertz (Hz)
? é a constante 3.1416
R1, R2 são as resistências em ohms (?)
C1, C2 são as capacitâncias em Farads (F)

Importante:
C1, C2, R1 e R2 devem manter as seguintes relações de valores:






Exemplo de aplicação:
Calcule a frequência de oscilação do oscilador mostrado na figura 1 usando para C1 um capacitor de 100 nF. Na prática Rc costuma ter valores entre 4,7 k e 5,6 k enquanto que a tensão de alimentação normal para um transistor  BC548 vai de 9 a 12 V.

Dados R2 = 100 k
R1= 50 k?
C1 = 100 nF
C2 = 200 nF
f = ?

Usando a formula:


Importante:
As mesmas fórmulas valem para oscilador que fazem uso de transistores de efeito de campo e amplificadores operacionais. Veja em circuitos simulados (NE0100) um exemplo.



Figura 2 - Exemplo de oscilador de duplo T utilizando amplificador operacional 741.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia