Ponte de Maxwell (M017)

Esta ponte é destinada à medida de indutâncias, mas usa como r5eferência ou padrão uma capacitância. Isso a torna ideal para aplicações práticas, pois as bobinas de diversos valores são mais difíceis de obter e mais caras. O circuito básico de uma Ponte de Maxwell é mostrado na figura 1. A ponte usa uma fonte de sinal com uma frequência determinada pelo valor da indutância que está sendo medida. É importante notar que o ponto de equilíbrio independe da frequência do sinal.

 


Figura 1 – Circuito da Ponte de Maxwell


Formula 1
No equilíbrio



Onde  :  L4 é a indutância a ser medida em henry (H)
R1, R2, R4 e R4 são as resistências nos braços em ohms (?)
C é a capacitância em farads (F)



Exemplo de Aplicação:
Na ponte de Maxwell mostrada na figura 1m o equilíbrio é obtido quando : R1 = R2 = 100 ohms, R3 = 200 ohms e C = 0.1 F. Determine L e R4. (R4 é a resistência associada ao enrolamento da bobina).

Dados: R1 = R2 = 100 ohms
R3 = 200 ohms
C = 0.1 ?F (usando C in ?F o resultado será encontrado em ?H)

Usando a fórmula 1:




Obs: Texto extraido do livro Sourcebook for Electronic Calculations ,Formulas, and Tables .


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia