A utilização de seres vivos como interfaces como meio ambiente e mesmo com finalidades que ainda estão sendo pesquisadas é uma realidade. Temos tratado disso em diversos de nossos artigos, vídeos e palestras. Mais uma novidade foi anunciada nesta semana (janeiro de 2019) mostrando até que ponto podemos contar com plantas sendo usada como extensão de nossos órgãos sensoriais ou mesmo de forma independente no controle de automatismos. Neste artigo tratamos disso.

Recebemos a noticia de que pesquisadores do MIT montaram um pequeno robô que consiste num vaso de plantas sobre rodas. Até aí nada de mais, a não ser pelo fato de que o vaso tem uma planta e é ela que controla os movimentos do robô.

Com eletrodos ligados as suas folhas o circuito detecta as modificações elétricas que ocorrem quando a planta recebe luz. Com isso, o algoritmo criado para o controle do robô faz com que ela “procure a luz” movimentando o sistema nesse sentido.

Na foto do MIT temos o aspecto deste interessante robô (que consiste num excelente tema para um TCC de nossos leitores).

 

O robô “fototropista” do MIT
O robô “fototropista” do MIT | Clique na imagem para ampliar |

 

O autor do projeto fata em plantas “cyborg” que poderiam não apenas se mover com a ajuda de mecanismos criados pelo homem e coisas semelhantes.

Ficamos imaginando uma ideia interessante que seria colocar uma pequena planta carnívora do tipo “mata-moscas” em um vaso e montando-a numa base robótica ou mesmo um drone fazê-la sair atrás das incômodas moscas...

 

Planta carnívora que se alimenta de insetos
Planta carnívora que se alimenta de insetos

 

Aqui mesmo no Brasil, principalmente na região sul, temos a “sensitiva” (mimosa pudica) que rapidamente fecha as suas folhas quando é tocada.

 

Sensitiva – mimosa pudica
Sensitiva – mimosa pudica

 

Esta planta possui um sistema nervoso químico rudimentar que permite comunicar às outras partes da planta sensações captadas.

Está aí uma sugestão de planta que poderia ser utilizada num robô móvel que usaria os impulsos de suas folhas quando elas tocam um obstáculo.

No mundo vegetal temos muitos comportamentos estranhos que poderiam ser a base de novas descobertas e artefatos criados pela tecnologia. Para quem gosta do tema, temos diversos artigos no site e até sugerimos a leitura do livro “A Vida Secreta das Plantas” (MA097).

 

P.S. Um amigo meu vegetariano ao ver este artigo está pensando em acoplar um Arduino a um pé de alface. Ele não me disse com que finalidade mas...