Recebemos agora em novembro a notícia do 80º aniversário do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory) que posteriormente se integrou à NASA e que era responsável pela exploração robótica do sistema solar.

A curiosidade da notícia é que naquela época os computadores na realidade eram mulheres talentosas que faziam todos os cálculos necessários, pois os computadores não eram suficientes confiáveis para que seus resultados pudessem ser utilizados.

Nos mesmos testemunhamos isso quando em 1969, nas vésperas de se colocar um homem na lua, estudando na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, fomos visitados por Werner Von Braun que estava recrutando estudantes de todo o mundo para ajudar a conferir os cálculos feitos pelos computadores, pois eles ainda não eram totalmente confiáveis.

Isso nos leva a discriminação que havia em relação à competência das mulheres tanto para exercer cargos em que se exigia o conhecimento de tecnologia como habilidades da matemática.

Na idade média havia um preconceito tal sobre as capacidades das mulheres que nas escolas ensinava-se as quatro operações para os meninos, mas para as meninas apenas a soma e a subtração pois multiplicação e divisão era muito “difícil” e elas não conseguiriam aprender...

Tudo isso mudou e hoje cada vez mais mulheres fazendo curtos nas áreas tecnológicas e matemáticas, com excelente desempenho.

O fato é que naquela época, em 1936, quando os primeiros experimentos com foguetes eram feitos nos estados unidos, havia uma equipe de verdadeiras computadoras humanas, mulheres que faziam todos os cálculos referentes aos lançamentos de foguetes, consumo de combustível e muito mais.

Na foto abaixo a equipe das “Computadoras” que usavam máquinas elétricas de calcular, pois ainda não haviam os computadores eletrônicos que hoje são comuns.

 

Imagem: crédito NASA/JPL – Caltech – Equipe de “mulheres computadoras” em 1936.
Imagem: crédito NASA/JPL – Caltech – Equipe de “mulheres computadoras” em 1936.

 

Mesmo na época do Mariner 2 em 1962, Explorer 1 e outras missões espaciais ainda havia esta equipe na elaboração dos cálculos, fornecendo todos os dados necessários ao sucesso do empreendimento. Reportagem completa em: http://www.jpl.nasa.gov/edu/news/2016/10/31/when-computers-were-human/?utm_source=iContact&utm_medium=email&utm_campaign=NASA/JPL%20Edu&utm_content=edunews20161101