Um circuito muito procurado pelos leitores é o que faz o acendimento de lâmpada, acionamento de motores, etc., quando escurece, ou seja, quando a luz deixa de incidir num elemento sensível. Este circuito pode ser usado em boias de sinalização, sistema de iluminação automática de jardins e vitrines, etc.

Na figura 1 temos uma solução muito simples para esta aplicação, utilizando apenas dois transistores e tendo como elemento sensível, um LDR comum.

 

   Figura 1 – Circuito do foto acionador
Figura 1 – Circuito do foto acionador

 

O LDR é ligado entre a base e o negativo da alimentação do primeiro transistor de modo a desviar a corrente quando iluminado. No escuro, a corrente chega à base do transistor sendo amplificada e acionando o relê.

O circuito em questão funciona tanto com 6 como com 12 V, havendo apenas a troca do relê.

Para 6 V temos o RU101006 ou MC2RC1 e para 12 V o RU101012 ou MC2RC2.

Estes relês admitem correntes de contactos de até 4 A para os MC e 6 A para os RU.

A alimentação para o circuito de carga (B2) pode ser feita com tensões entre 3 e 220V, respeitados apenas os limites de corrente.

Na figura 2 damos uma sugestão de montagem em ponte para este circuito.

 

Figura 2 – Montagem em ponte de terminais
Figura 2 – Montagem em ponte de terminais

 

O ajuste do ponto de funcionamento (sensibilidade) é feito em P1.

Recomenda-se que o LDR seja instalado num tubo opaco, dirigido para o céu, se o aparelho funcionar como interruptor crepuscular.

O capacitor C1 dá uma certa inércia ao dispositivo, evitando o seu disparo por pulsos de curta duração, como os que podem ocorrer durante uma tempestade noturna. Um relâmpago não faria deste modo o disparo aleatório do circuito, desativando a carga.

Do mesmo modo, a passagem rápida de uma sombra forte também não causaria o acendimento de lâmpadas.