Uma forma de se obter grande sensibilidade para um relé é fazendo seu disparo por um circuito eletrônico. O circuito que apresentamos na figura 1 tem justamente essa finalidade.

 

Diagrama do Relé Eletrônico
Diagrama do Relé Eletrônico

 

Com ele, tensões mínimas de fração de volts e correntes da ordem de microampères podem acionar um relé comum de 6 V. Se o relé tiver dois contactos, poderemos usar o segundo para agregar um sistema de trava.

Com o sistema de trava, um breve pulso na entrada fecha os contactos do relé mantendo-o assim mesmo por tempo indeterminado. Para desarmar o relé será preciso desligar por um momento a sua alimentação.

Na figura 2 temos a maneira de se fazer a montagem usando uma matriz de contactos ou uma placa universal com o mesmo padrão.

 

Montagem do Relé Eletrônico em matriz de contato.
Montagem do Relé Eletrônico em matriz de contato.

 

Observe que foi usado um relé com base DIL semelhante a de um circuito integrado de 14 pinos. O que pode ser controlado por este circuito depende da capacidade dos contactos do relé usado.

P1 deve ser ajustado para que o relé fique no limiar do disparo. Agregando o circuito mostrado na figura 3, o relé poderá ser acionado por sinais de corrente alternada.

 

Acionando o circuito por corrente alternada.
Acionando o circuito por corrente alternada.

 

O relé usado tem uma corrente de bobina até 100 mA e transistores equivalentes podem ser usados sem problemas. Também podem ser usados transistores PNP com a inversão de polaridade da alimentação e do diodo D1.

 

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

D1 - 1N4148 - diodo de uso geral

P1 - 100 k ? - potenciômetro

R1 - 10 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja

R2 - 100 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, amarelo

R3 - 2,2 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

K1 - Relé de 6 V até 100 mA

B1 - 6 V - 4 pilhas ou fonte

C1 - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

 

Diversos:

Matriz de contactos ou placa de circuito impresso universal, suporte de pilhas, fios, solda, etc.