NOSSAS REDES SOCIAIS -

Vibrador Eletrônico Experimental (MIN206)

Este circuito simples pode ser usado em feiras de ciências, demonstrações ou aulas para mostrar o princípio de operação de um vibrador, como curiosidade ou ainda num sistema de chamada ou alarme.

Trata-se de um circuito que excita um vibrador construído com peças de sucata e que produz um som que depende do ajuste de P1. A intensidade do som dependerá da maneira como você montar seu vibrador.

O que temos é um oscilador cuja frequência depende do capacitor C1 e também do ajuste de P1. A alimentação pode ser feita com tensões de 3 a 6 V obtidas de pilhas comuns. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1 – Diagrama do aparelho
Figura 1 – Diagrama do aparelho

 

A montagem pode ser feita soldando-se os principais componentes numa ponte de terminais, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

Sugerimos fazer experiências com capacitores na faixa de 22 nF até 470 nF, de acordo com o vibrador. Na figura 3 temos detalhes da construção do vibrador.

 

Figura 3 – Detalhes da construção do vibrador
Figura 3 – Detalhes da construção do vibrador

 

A bobina L1 é formada por 200 a 400 espiras de fio esmaltado fino, por exemplo, o 32 AWG que pode ser obtido do enrolamento de um transformador com problemas. Veja que o transformador não pode estar queimado, mas com outro defeito, pois o fio queimado não tem mais o isolamento.

A parte metálica do vibrador pode ser feita com latas cortadas (com cuidado para não se ferir) presas a um pedaço de madeira e a um toco.

Para testar o aparelho, basta ligá-lo e ajustar P1 para ter o melhor rendimento na emissão de som. O circuito pode ser alimentado com tensões até 12 V trocando-se Q2 por um BD136 dotado de um radiador de calor.

Q1- BC548 – transistor NPN de uso geral

Q2 – BC558 – transistor PNP de uso geral

L1- vibrador – ver texto

S1- Interruptor de pressão

B1 – 3 a 6 V – duas a quatro pilhas pequenas

P1- 100k Ω – potenciômetro

R1- 10k Ω x 1/8 – resistor – marrom, preto, laranja

R2- 1k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, vermelho

C1- 100 nF – capacitor – ver texto

Diversos: suporte de pilhas, ponte de terminais, pedaços de madeirae lata para a construção do vibrador, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho persistente vence tudo. (Labor omnia vincit improbus.)
Virgílio (70-19 a.C.) - Geórgicas I - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)