Se você ainda não tem um multímetro ou outro instrumento de prova na sua bancada e deseja saber se o “estoque” de eletrolíticos aproveitado de algum aparelho desmontado tem algum defeituoso então este provador pode ser de grande utilidade. Ele testa com eficiência capacitores eletrolíticos de 1 a 1000 µF dando uma indicação tanto da existência de fugas como até mesmo dando uma idéia do valor do componente.

O aparelho é extremamente simples podendo ser construído de modo permanente e instalado numa caixinha plástica. O princípio de funcionamento é simples: um transistor é polarizado por um resistor (R1) de modo a conduzir a corrente que faz acender um LED.

Se ligarmos momentaneamente um capacitor eletrolítico entre a base e o emissor desse transistor, o capacitor absorve a corrente de polarização ao se carregar. Isso significa que, durante seu período de carga de alguns segundos o LED apaga.

Como o tempo de carga é tanto maior quanto maior for o capacitor, para os capacitores maiores teremos mais tempo até que o LED acenda. Teremos algo que varia entre 1 segundo para capacitores de 1 µF até mais de 1 minuto para 1 000 µF.

Se, ao ligarmos o capacitor o LED acender é sinal que ele se encontra aberto, e se não acender mais é porque se encontra em curto ou com fugas elevadas. Comparando com o tempo de capacitores conhecidos, podemos determinar o valor de um capacitor em teste.

Na figura 1 temos o diagrama completo do provador.

 

Figura 1 – Diagrama do provador
Figura 1 – Diagrama do provador

 

Na figura 2 temos a montagem do circuito com base numa ponte de terminais isolados.

 

Figura 2 – Montagem numa ponte de terminais
Figura 2 – Montagem numa ponte de terminais

 

As pontas de prova podem ser improvisadas com preguinhos. Os resistores são de 1/8 W ou maiores e o LED pode ser de qualquer. A alimentação pode ser feita com pilhas (6 V) ou uma bateria de 9 V. Na montagem, observe a polaridade das pilhas e do LED.

Para usar, basta encostar as pontas de prova nos terminais do capacitor em teste, observando a polaridade e observar o LED. Para desligar o aparelho, basta retirar as pilhas do suporte.

Q1- BC548 – transistor NPN de uso geral

LED – LED comum de qualquer cor

B1- 6 V ou 9 V – 4 pilhas ou bateria

R1- 47k Ω x1/8 W – resistor – amarelo, violeta, laranja

R2 – 470 Ω x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, marrom

Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, pontas de prova, fios, solda, etc.