Este interessante jogo de paciência é muito simples de montar e pode usar componentes aproveitados da sucata. Uma montagem ideal para os iniciantes, que também desejam aproveitar o resultado de suas atividades de modo recreativo.

Observação da edição atual: por ser projeto muito simples com componentes comuns, trata-se de montagem recomendada para iniciantes e para cursos de tecnologia do nível fundamental.

 

Em certas lojas de componentes de São Paulo são vendidas placas de componentes tiradas de aparelhos diversos como computadores que são ricas em peças sem identificação

Na maioria das vezes são aproveitados centenas de diodos que os leitores retiram, guardam e depois não sabem o que fazer com eles!

Pois bem, a nossa montagem baseia-se em diodos, e como os diodos usados podem ser de qualquer tipo, eis algo em que eles finalmente podem ser aproveitados!

O nosso jogo consiste numa espécie de quebra-cabeças eletrônico em que o jogador deve encontrar a combinação de ligações num tabuleiro que resulte na mais alta pontuação, ou seja, 5 pontos.

Passando o jogo para diversas pessoas numa rodada, pode-se estabelecer uma interessante disputa.

Também vale neste quebra-cabeças a boa memória no sentido de se ir guardando aqueias combinações que resultam em pontos altos e baixos.

Com adaptações este jogo pode ser transformado num “cérebro eletrônico” de brinquedo, do tipo que responde perguntas, ou seja, encontra combinações de perguntas e respostas para diversos assuntos.

 

Figura 1 - Aspecto da montagem
Figura 1 - Aspecto da montagem

 

Obs. Numa versão atual do Maker do século 21, que tal controlar o circuito por um Arduino?

 

A montagem é extremamente simples, e provavelmente os únicos componentes que o leitor terá que comprar serão os LEDs.

 

Como Funciona

O princípio de funcionamento deste jogo é muito simples: existem pregos de um lado e de outro de um tabuleiro que são submetidos à tensão de uma bateria, formada por 4 pilhas pequenas.

Entre os pregos existem diversas conexões unidirecionais, isto é, em que a corrente só pode circular num sentido. Isso é conseguido justamente pelos diodos, pois, coniforme já vimos em outros artigos, estes diodos só podem conduzir a Corrente quando polarizados no sentido direto. (figura 2)

 

Figura 2 – Comportamento dos diodos
Figura 2 – Comportamento dos diodos

 

Assim, existe uma espécie de graduação entre as combinações de ligações que podem ser feitas, e que resultam sempre no acendimento de um único LED ligado entre os dois pontos em que a tensão é estabelecida.

Os LEDs seguem um padrão de ligação, mas não podemos identificá-los pela posição dos pregos no tabuleiro pois eles são distribuídos mais ou menos ao acaso.

O objetivo do jogador é, portanto, justamente encontrar as combinações de ligações que resultem no acendimento do LED que vale mais pontos.

É claro que, depois de algum tempo de uso, as combinações serão memorizadas:, mas será muito fácil trocar as posições das ligações dos LEDs ou dos pregos, por baixo do tabuleiro e reutilizar por um bom tempo o jogo.

 

Montagem

Na figura 3 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 3 – Diagrama do aparelho
Figura 3 – Diagrama do aparelho

 

Na figura 4 damos a disposição das ligações no tabuleiro visto por baixo, com os LEDs e resistores soldados numa ponte de terminais.

 

Figura 4 – Disposição das ligações
Figura 4 – Disposição das ligações

 

Observe que todos os diodos e LEDs têm polaridade que deve ser seguida.

Nos LEDs esta polaridade é dada pela parte chata do invólucro e nos diodos pela faixa.

Os pregos são vistos por baixo, ou seja, devem ser pegados por cima do tabuleiro de modo que suas pontas fiquem salientes embaixo, onde são soldados os diodos.

E muito importante que as ligações sigam o diagrama da figura 3, não importando a ordem de colocação dos pregos, ou seja, sua posição, pois pelo contrário podem ocorrer problemas de funcionamento.

O suporte de pilhas e o interruptor de pressão (tipo botão de campainha) são montados no tabuleiro. Dois fios de uns 30 ou 40 cm de comprimento Ievam as garras de cores diferentes que serão presas nos pregos escolhidos em cada partida.

Terminando a montagem, a prova de funcionamento pode ser feita imediatamente.

 

Prova e Uso

Coloque as pilhas no suporte, depois ligue uma garra em um prego do tabuleiro, escolhido aleatoriamente, sempre um de cada lado do tabuleiro.

Aperte o interruptor de pressão. Apenas um LED deve acender.

Procure a combinação de ligações que produza o acendimento do LED de maior valor.

As graduações de pontos podem ser feitas do seguinte modo:

LED 1 - 100 pontos

LED 2 - 50 pontos

LED 3 - 20 pontos

LED 4 - 10 pontos

Se algum LED não acender, ou se alguma combinação não resultar em acendimento de LED, procure verificar o estado do diodo ligado aos pregos contatados.

Ele pode estar aberto, o que será fácil de acontecer se for aproveitado de sucata.

 

LED 1, LED 2, LED 3, LED 4 – LEDs comuns, de qualquer cor

D1 a D14 - Diodos comuns de silício de qualquer tipo (1N4148, 1N914 etc.)

R1 a R4 - 330 Ω x 1/8 W - resistores (laranja, laranja, marrom)

S1 - Interruptor de pressão

B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas

Diversos: garras jacaré (vermelha e preta), fios, suporte para 4 pilhas pequenas, ponte de terminais, pregos, fios e solda.