NOSSAS REDES SOCIAIS -

Eletroíma (MIN039)

Nosso primeiro projeto consiste num simples eletroímã que, alimentado por uma pilha comum pode atrair pequenos objetos, tais como agulhas, pregos, alfinetes, clipes, lâminas de barbear, limalha e muitos outros.

O eletro-imã é feito enrolando-se de 50 a 300 voltas de fio esmaltado fino num preguinho ou num parafuso de metal ferroso, conforme mostra a figura 1.

 

 ELETROÍMÃ
ELETROÍMÃ

 

O fio esmaltado pode ser obtido de transformadores, campainha, solenóides, motores e outros componentes semelhantes fora de uso. Devemos apenas atentar para que o fio não esteja queimado, ou seja enegrecido, o que significa que seu isolamento já não existe.

O fio com o isolamento de esmalte em boas condições é marrom claro brilhante.

Para usar o eletro-imã devemos raspar as pontas do fio de modo a remover o isolamento, no local em que vamos fazer sua conexão à pilha. Será conveniente usar pilhas médias ou grandes que podem fornecer uma corrente maior ao eletro-imã.

Não o deixe ligado por muito tempo, pois como seu consumo é elevado, ele fará com que a pilha se esgote rapidamente.

 

1 pilha média ou grande

Fio esmaltado fino (qualquer espessura)

1 prego ou parafuso

Limalha, alfinetes, preguinhos ou outros materiais que possam ser atraídos por um imã.

 

Obs.: essa montagem pode ser usada como tema transversal para o curso de ciências ou física em que o tema central seja eletromagnetismo.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Capaz
A metade de meus homens de governo não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo.
Atribuído a Getúlio Vargas (1883 1954) Jornal do Brasil - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)