O instrumento que descrevemos é "detector de correntes elétricas" extremamente sensível tendo por base a experiência de Oesterd.

O instrumento pode detectar correntes da ordem de milionésimos de ampère e operar segundo o mesmo princípio dos microamperímetros e miliamperímetros comerciais.

Este tipo de instrumento é encontrado no painel de muitos equipamentos eletrônicos.

O que temos basicamente é uma bússola comum que, ao receber a influência do campo magnético de duas bobinas, tem sua agulha movimentada.

Como o campo depende da corrente, a movimentação será tanto maior quanto mais intensa for a corrente. Na figura 1 temos o diagrama elétrico do galvanômetro.

 

 

Diagrama do galvanômetro experimental.
Diagrama do galvanômetro experimental.

 

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Montagem do galvanômetro experimental.
Montagem do galvanômetro experimental.

 

O fio usado é esmaltado bem fino. Devem ser enroladas de 50 a 200 voltas de fio em cada toco (I1 e I2).

É muito importante que os fios das fuás bobina mantenham o mesmo sentido do enrolamento, isto é, uma bobina seja a continuação da outra, conforme indicado na figura.

O fio esmaltado pode ser obtido de um transformador velho, de uma campainha (que não esteja queima, mas sim interrompida) e de outros componentes que tenham este tipo de fio.

X1 é uma bússola adquirida em lojas de brinquedos ou papelarias, mas pode ser substituída por uma lâmina de barbear, conforme mostra a figura 3.

 

Usando uma gilete em lugar da bússola.
Usando uma gilete em lugar da bússola.

 

Para imantar uma lâmina, basta esfregá-la algumas vezes num imã comum.

Para usar o galvanômetro, ligue-o a uma pilha e um resistor de 100 ? a 470 ? em série, ou então uma pequena lâmpada de 3 V, conforme mostra a figura 4.

 

Usando o galvanômetro.
Usando o galvanômetro.

 

Quando ligarmos este circuito,a agulha deve movimentar-se e ficar apontando para as bobinas.

Não ligue diretamente a pilha no galvanômetro, sem o resistor, pois a corrente intensa fará com que ela se esgote rapidamente.

 

O que explicar

* Procure nos livros de física a experiência de Oesterd e explique como o efeito magnético da corrente elétrica é aproveitado neste projeto.

* Procure numa enciclopédia ou Internet o funcionamento de um galvanômetro verdadeiro.

Explique como o efeito da corrente pode ser aproveitado em outros dispositivos como os motores e os solenóides.