NOSSAS REDES SOCIAIS -

Telégrafo Simplificado (MIN105)

Samuel Morse foi o inventor do telégrafo, que é um sistema elétrico de comunicações, capaz de enviar e receber mensagens.

Nesse sistema, o que temos é uma chave que interrompe e estabelece a corrente num circuito, funcionando como transmissor.

Distante, na estação receptora, temos um dispositivo qualquer que possa ser acionado pela corrente e percebido por alguém.

No sistema de Morse havia um eletro-imã que atraia uma chapinha, fazendo um barulho, todas as vezes que a chave era fechada. No nosso, temos um indicador luminoso, um LED que acende quando a chave for acionada.

O código que Morse inventou era simples, um toque de curta duração na chave era um ponto e um toque com duração maior era um traço. Juntando pontos e traços era possível codificar símbolos, números e letras (veja no site Código Morse).

Assim, um toque curto e um toque mais longo corresponde à letra A. Operadores treinados podem enviar e receber mensagens codificados rapidamente.

Até hoje em muitos casos este tipo de mensagem ainda é utilizado, devendo os operadores ter cursos para usar o código em situações de emergência.

Nosso telégrafo pode ser usado com fios até 100 metros de comprimento.

Na figura 1 temos o diagrama completo do telégrafo.

 

Diagrama do telégrado simplificado.
Diagrama do telégrado simplificado.

 

Na figura 2 temos o aspecto da mensagem, Os fios (a) e (b) podem ser muito longos.

 

Montagem do telégrafo.
Montagem do telégrafo.

 

O manipulador pode ser fabricado com uma chapinha de metal, uma base de madeira e um pequeno prego. O LED poder de qualquer tipo ou cor. O resistor é de 1/8 W e seu valor pode ficar entre 470 ? e 1k.

Para as pilhas deve ser usado um suporte e a interligação entre as estações deve ser feita com fios finos isolados. Para usar é só apertar o manipulador e verificar se o LED acende.

 

O que explicar:

* Procure numa enciclopédia ou internet algo sobre os telégrafos

* Procure o Código Morse e tente enviar e receber mensagens utilizando-o

* Procure telegramas antigos ou informações sobre os telégrafos antigos

* Explique como o telégrafo evoluiu para o faz, modem e depois internet.

 

B1- 3 V - 2 pilhas

M - manipulador

R1- 470 ? a 1 k - resistor

LED - LED comum

Diversos:

Suporte de pilhas, ponte de terminais, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Filósofo
Nada pode ser dito de tão absurdo que algum filósofo não o diga.(Nihil TAM absurde dici potest, quod non dicatur ab aliquo philosophorum.)
Cícero (106 43 a;C.) Da Divinação II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)