Descrevemos um simples gerador experimental que pode produzir alguns volts para a alimentação de pequenos aparelhos a partir da força do vento. Bastará posicionar o gerador com hélice em local onde ocorra o acionamento pelo vento e depois puxar os fios para a alimentação do aparelho desejado.

A tensão depende das características do motor usado e a corrente da intensidade do vento. O gerador nada mais é do que um pequeno motor de corrente contínua, ou seja, um motorzinho de pilhas do tipo que utiliza imãs permanentes.

Do mesmo modo que tais motores operam convertendo energia elétrica em energia mecânica, ou seja, movimento, eles também operam do modo inversor, como geradores. Neste caso, forçando a sua bobina a cortar as linhas de força do campo magnético dos imãs no seu interior, é gerada uma tensão que pode ser aproveitada num circuito externo.

Como a tensão é pulsante e sua polaridade depende do sentido de rotação do motor, acrescentamos ao projeto um diodo e um capacitor.

A finalidade do diodo é impedir a descarga do capacitor em caso de parada do sistema e o capacitor funciona como um filtro tornando a tensão de saída mais estável.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do gerador.

 

Figura 1 - Diagrama do gerador eólico
Figura 1 - Diagrama do gerador eólico

 

Na figura 2 temos o aspecto da montagem.

 

Figura 2 - Aspecto da montagem - para melhores resultados o hélice deve ter pás largas.
Figura 2 - Aspecto da montagem - para melhores resultados o hélice deve ter pás largas.

 

Sugerimos que o hélice seja do tipo de pás larga como encontrado em cataventos. O diodo pode ser o 1N4002 ou equivalente de maior tensão. O capacitor deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 16 V.

 

Prova e Uso

Para a prova basta ligar na saída um multímetro ou mesmo um LED com um resistor em série e girar o hélice. Coloque o gerador diante de um ventilador para experimentar.

Verifique o sentido de rotação que resulte na polaridade correta de saída, invertendo as ligações do motor, se necessário. Se conseguir um bom rendimento com bastante vento, você pode alimentar pequenas lâmpadas ou conjuntos de LEDs.

 

 

M- pequeno motor de corrente contínua de 3 a 12 V

C1- 1000 µF x 16 V- capacitor eletrolítico

D1- 1N4002 - diodo de silício

Diversos: hélice, ponte de terminais, fios, solda, etc.