Os capacitores armazenam energia elétrica. Podemos demonstrar isso com uma experiência interessante muito simples, em que a descarga do capacitor através de um alto-falante se faz com a transformação da energia elétrica em som.

Esta experiência não exige mais do que um jogo de pilhas, um alto-falante comum e um capacitor de valores entre 10 e 1000 µF. Na figura mostramos o diagrama e a realização do experimento.

 


 

 

A experiência: ligamos o capacitor às quatro pilhas de modo que ele se carregue. Como o capacitor é eletrolítico é preciso observar a sua polaridade. Depois, desligamos o capacitor e com cuidado para não encostar um terminal no outro, encostamos estes terminais nos fios do alto-falante. Com isso, o alto-falante produzirá um estalo.

Com a descarga completa do capacitor não adianta mais encostar o capacitor nos fios do alto-falante. Para repetir a experiência devemos recarregar o capacitor.

Faça a experiência com capacitores de diversos valores mostrando que a energia armazenada depende dos valores. Esta experiência também serve para testar um capacitor eletrolítico.

 

B1- 3 a 9 V – pilhas ou bateria

C1 – 10 µF a 1 000 µF- capacitor eletrolítico a partir de 12 V

FTE- alto – falante comum

Diversos: suporte de pilhas, fios, solda, etc.