Eis uma montagem simples que pode ser usada em diversas aplicações tais como decoração, brinquedos, robôs e até mesmo numa bicicleta.

O circuito consiste num oscilador que faz piscar alternadamente dois LEDs brancos de potência, do tipo que já pode ser encontrado com facilidade em muitas casas de material eletrônico (www.reidosom.com.br).

A operação é feita com 6 V de pilhas ou fonte e a luminosidade dos LEDs é suficiente para que eles sejam visíveis a uma boa distância.

 

Como Funciona:

A base do circuito é um multivibrador astável com dois transistores, uma configuração bastante explorada em projetos eletrônicos. Cada transistor só conduz a corrente por um certo tempo, determinado pelo valor de C1 e C2.

Se ligarmos um LED a cada transistor, eles piscarão alternadamente em intervalos regulares que vão depender justamente dos valores desses capacitores. Os valores indicados no projeto original são de 220 µF, mas o leitor pode fazer experiências com valores entre 47 µF e 470 µF, tanto para C1 como C2.

Mesmo os resistores R2 e R3 não são críticos. Dependendo dos transistores usados, se forem "duros" para oscilar o leitor pode fazer experiências alterando R2 e R3 para valores na faixa de 15 k ? a 56 k ?.

Os LEDs são brancos de alta potência, podendo ser instalados até a alguma distância do aparelho. Na figura 1 temos uma sugestão de instalação.

 

Sugestão de montagem.
Sugestão de montagem.

 

Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama completo.
Diagrama completo.

 

Na figura 3 temos a montagem feita numa ponte de terminais. Essa ponte, com os demais componentes pode ser instalada numa caixa plástica. Somente os fios para os LEDs saem dessa caixa.

 

Montagem numa ponte de terminais.
Montagem numa ponte de terminais.

 

Na montagem observe cuidadosamente a polaridade dos LEDs, pois se forem invertidos o aparelho não funciona.

Terminando a montagem é só ligar o aparelho. Os LEDs devem piscar alternadamente quando alimentarmos o aparelho. Se algum LED não acender, verifique se não está invertido.

Se não houver piscada nenhuma, confira a ligação dos transistores. Se as piscadas forem lentas ou rápidas demais, altere C1 e C2. Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação.

 

Q1, Q2 - BC548 - transistores NPN de uso geral

C1, C2 - 220 µF x 12 V - capacitores eletrolíticos

LED1 e LED2 - LEDs brancos de alta potência

S1 - Interruptor simples

B1 - 4 pilhas pequenas ou médias (ou fonte)

R1, R4 - 220 ? x 1/8 W - resistores - vermelho, vermelho, marrom

R2, R3 - 22 k ? x 1/8 W - resistores - vermelho, vermelho, laranja

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.