Rádio a Cristal (MIN415)

Este rádio de cristalé uma versão mais moderna do Rádio de Galena, pois o cristal de galena (difícil de obter atualmente) é substituído por um diodo de germânio ou mesmo de silício.

O fone deve ser de cristal e a antena a mais longa possível, pois a energia que alimenta o circuito é extraída das próprias ondas captadas.

Um fio esticado de 5 a 40 metros é o ideal. Pode ser encapado. A ligação a terra pode ser feita em qualquer objeto de metal ou uma barra de metal enterrada.

A bobina consta de 100 voltas de fio esmaltado de 26 a 30 de espessura num tubinho que cora sobre um bastão de ferrite de 0,6 a 1 cm de diâmetro e de 12 a 20 cm de comprimento.

Deslocando-se o bastão no interior do tubinho faz-se a sintonia da estação desejada.

O fone de ouvido pode ser de cristal ou uma cápsula piezoelétrica de telefone ou semelhante. Não devem ser usados fones de baixa impedância.

Na figura 1 temos o circuito e a montagem do receptor numa ponte de terminais.

 


 

 

 

D1 – diodo de germânio 1N34 ou equivalente

L1 – ver texto

C1 – 10 pF – Capacitor cerâmico

C2 – 100 pF – capacitor cerâmico

Diversos: Ponte de terminais, fone de cristal ou magnético de alta impedância, fios, solda, antena externa etc.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia