Para quem precisa de uma fonte de alimentação de 5. 6, 9 ou 12 V com uma corrente até 1 ampère, temos na figura 1 é um circuito preciso, estabilizado por circuito integrado e com proteção contra curto-circuito na saída.

Diagrama elétrico da fonte.
Diagrama elétrico da fonte.

 

O circuito integrado deve ser dotado de um radiador de calor e o seu limite de corrente de saída é de 1 ampère. O transformador e o circuito integrado serão escolhidos de acordo com a tensão que se deseja na saída, conforme mostra a tabela junto ao diagrama.

A corrente do secundário do transformador será de 1 ampere. Se o transformador tiver uma corrente menor, o circuito também funcionará, mas fornecerá no máximo essa corrente.

As tensões de trabalho dos capacitores devem ser pelo menos 2 vezes o valor da tensão no secundário do transformador, para maior segurança.

Na figura 2 temos a montagem da fonte.

 

Sugestão de montagem da fonte
Sugestão de montagem da fonte

 

O circuito integrado deve ser dotado de radiador de calor, e para identificação da polaridade de saída devem ser usadas garras, bornes ou fios de cores diferentes.

O tipo de circuito usado depende da tensão desejada na saída, conforme a lista de materiais. Observamos apenas que sendo difícil encontrar o 7809 pode-se usar o 7808 com um ou dois diodos ligados conforme mostra a figura 3.

 

Usando o 7808
Usando o 7808

 

Essa ligação permitirá obter tensões de saída de 8,6 a 9,2 V na saída o que é satisfatório para alimentar equipamentos e circuitos de 9 V.

 

 

Semicondutores:

CI-1 - 7805 (5 V), 7806 (6 V), 7809 (9 V), 7812 (12 V) - circuito integrado regulador de tensão

D1, D2 - 1N4002 - diodos retificadores

 

Capacitores:

C1 - 1 000 µF x 16 V - capacitor eletrolítico

C2 - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

 

Diversos:

T1 - Transformador - primário conforme a rede de energia e secundário de 1 A com tensão conforme a tabela junto ao diagrama

S1 - Interruptor simples

Radiador de calor, ponte de terminais, cabo de força, caixa para montagem, fios, solda, etc.