Passe, sem esbarrar, a argola pelo fio tortuoso. Se você errar, o indutor gera um pulso de alta tensão que lhe dá um castigo bem "chocante". Inofensivo, porém interessante, este jogo produz um choque elétrico em quem erra.

Quando a argola esbarra no arame tortuoso, mesmo que por fração de segundo, o campo magnético criado no indutor se contrai rapidamente induzindo um pulso de alta tensão. A pessoa que está segurando os eletrodos X1 e X2 leva uma descarga de curta duração, que é inofensiva.

O indutor L1 é um reator de lâmpada fluorescente de 20 W, se bem que outros tipos podem ser experimentados. B1 é uma pilha média ou grande e os eletrodos são feitos com fios grossos desencapados.

Não é preciso observar a polaridade da pilha.

Os fios de ligação à argola e ao arame tortuoso devem ter pelo menos 1 metro de comprimento, pois existe uma tendência da pessoa, ao levar o choque, dar um bom puxão. Se não houver espaço para isso, pode haver o perigo de danos aos componentes.

 

Esquema elétrico
Esquema elétrico

 

 

 

 

L1- Reator de lâmpada fluorescente de 20 W

B1 - 1 pilhas média ou grande

X1, X2 - eletrodos (ver texto)

Diversos: fios, solda, caixa para montagem, etc.