NOSSAS REDES SOCIAIS -

A bomba de choque (MIN086)

Esta é uma brincadeira inofensiva ara quem gosta de dar choques nos outros. Um capacitor carregado, seguro no momento oportuno, dá uma boa descarga nos desprevenidos.

Você carrega um capacitor e dobra seus terminais de modo a ficarem numa posição apropriada. Quando seu amigo estiver distraído, você grita "Segura! e joga o capacitor. Naturalmente, num impulso de reflexo, ele vai segurar o capacitor e aí a surpresa: uma boa descarga de algumas centenas de volts.

O circuito carregador consiste em apenas um diodo e um resistor, onde o capacitor é ligado por alguns segundos para a carga.

O capacitor pode ser do tipo poliéster com valores entre 100 nF e 470 nF, aproveitado de aparelhos fora de uso, devendo ser especificado para uma tensão de trabalho (que não é a que ele se carrega) de pelo menos 400 V.

Antes de usar o capacitor, entretanto, você precisa saber se ele está bom. Para isso, carregue-o e encoste-o um terminal no outro. Se houver uma faísca é porque o capacitor reteve a carga e se encontra em bom estado.

Os capacitores de papel e óleo de aparelhos antigos também podem ser testados, mas normalmente o tempo e a umidade fazem com que não retenham mais carga.

O tempo de retenção da carga é curto, variando entre 1 e 2 minutos para os mais antigos e até perto de1 hora para os novos.

Uma vez feita a brincadeira e ocorrida a descarga, o capacitor precisa ser carregado novamente. Nunca deixe os terminais de carga encostados um no outro, pois isso vai aquecer o resistor, podendo causar sua queima. Se o resistor queimar ou aquecer demais quando houver a carga é porque o capacitor se encontra em curto.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

 

 

D1 - 1N4004 (110 V) ou 1N4007 (220 V) diodo retificador

R1 - 1 k ? x 2 W - resistor (marrom, preto, laranja)

C1 - 100 nF a 470 nF- capacitor (ver texto)

 

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Amigo
O único prêmio da virtude é a virtude; a única maneira de ter um amigo é sê-lo. (The only reward of virtue is virtue; the only way to have a friend is to be one.)
Emerson (1803 - 1882) - Ensaios - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)