Este transmissor pode gerar sinais telegráficos que serão recebidos num rádio AM comum, Com uma antena de 2 a 3 metros o alcance chegará a algumas dezenas de metros. Lembramos que nesta faixa, para obtermos um alcance de centenas de metros precisamos de muito mais potência e uma boa antena.

O circuito é experimental, transmitindo sinais telegráficos que são codificados por um manipulador. Assim, um toque curto representa um ponto e um toque longo um traço. A combinação de pontos e traços resulta em letras, números e outros símbolos conforme o Código Morse.

Podemos usar este circuito em demonstrações e para treino de telegrafia. Na figura 1 temos o seu diagrama.

 

Figura 1
Figura 1

 

A disposição dos componentes numa ponte de terminais é dada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Para maior potência pode-se alimentar o circuito com 12 V obtidos de pilhas grandes ou fonte. O transistor deve ser dotado de um radiador de calor.

Para a faixa de ondas médias L1 é formada por 40+40 espiras de fio 28 num bastão de ferrite e L2 20 espiras sobre L1. Pode-se reduzir o número de espiras para operação em ondas curtas.

O capacitor variável pode ser obtido de um rádio AM fora de uso.

 

Q1 - TIP31 - transistor NPN de potência

L1, L2- bobinas, ver texto

CV - variável para AM

S1 - Manipulador telegráfico

B1- 6 a 12 V - pilhas ou fonte

R1- 2,2 k ? - resistor - vermelho, vermelho, vermelho

C1- 10 nF - capacitor cerâmico

C2- 100 nF- capacitor cerâmico

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas ou fonte, radiador para o transistor, bastão de ferrite, antena (fio longo), caixa para montagem, fios, solda, etc.