Telefone com Fio de 2 Vias (V1057)

 

Descrevemos outro projeto baseado no conjunto experimental descrito no artigo V1049. Neste caso temos um sistema simples de comunicação por fio com uma válvula triodo. Os fios podem ter comprimentos até uns 2 metros.

Baseado no conjunto formado por uma válvula retificadora (35W4) e um duplo triodo (12AU7) este circuito faz parte de meu antigo caderno de anotações dos anos 50/60 quando realizei meus primeiros projetos eletrônicos, tanto usando válvulas como transistores.

Este circuito é um aperfeiçoamento do anterior já que temos a comunicação em duas vias. O microfone deve ser de cristal ou cerâmico de alta impedância.

A chave comutadora do tipo “faca” que hoje não mais se usa pode ser substituída por uma chave de 2 polos x 2 posições ou tipo H, mais facilmente obtida atualmente.

Lembramos que o circuito não é isolado da rede de energia apresentando perigo de choque em quem tocar suas partes expostas.

Na figura 1 temos o aspecto da montagem, lembrando que o circuito da unidade com as válvulas é dado em V1049.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Veja que a chave comuta a função falar/ouvir das estações.

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia