Transmissor Valvulado de AM (V078)

Este pequeno transmissor valvulado tem um valor muito especial para mim, pois foi minha primeira montagem usando válvulas, quando eu ainda estava no ginásio. Trata-se de um pequeno transmissor AM de duas válvulas que pode alcançar 200 metros usando como antena um pedaço de fio esticado de uns 3 metros de comprimento.

Este circuito usa duas válvulas com os filamentos ligados em série não necessitando, portanto de transformador de alimentação, o que o torna econômico e simples de montar. Se o leitor encontrar as duas válvulas usadas será bastante simples fazer sua montagem.

O sinal pode ser captado em qualquer rádio AM comum sintonizado numa freqüência livre. Como fonte de sinal pode ser usado um microfone cerâmico, a saída de um MP3 ou CD player ou mesmo o captador de um instrumento musical, como violão ou guitarra.

Um pequeno chassi de metal é utilizado para a fixação dos componentes, basicamente o suporte das válvulas, capacitor variável e bobinas.

 

Como Funciona

Uma válvula pentodo de potência funciona como oscilador Hartley cuja freqüência é determinada pela bobina e pelo ajuste do capacitor variável. No oscilador é utilizada a grade auxiliar para o oscilador.

A modulação é feita pela grade de controle consistindo no sinal da fonte externa. Obtém-se, pelas características da válvula, uma boa sensibilidade e uma elevada impedância de entrada.

A alta tensão contínua é obtida de uma válvula retificadora de meia onda. Na rede de 110 V, para a qual este circuito é recomendado, obtém-se uma tensão contínua de 150 V aproximadamente.

Dois capacitores eletrolíticos de alta tensão e um resistor de fio formam o circuito de filtragem. A sensibilidade do circuito aos roncos é elevada o que exige a blindagem do fio de alta tensão que alimenta a bobina e a válvula.

 

Montagem

O diagrama completo do transmissor é mostrado na figura abaixo.

 

Diagrama completo do transmissor.
Diagrama completo do transmissor.

 

Os componentes devem ser montados num chassi de metal com a disposição dos componentes mostrados na figura 2.

 

Disposição dos componentes sob o chassi.
Disposição dos componentes sob o chassi.

 

Para as válvulas são usados soquetes apropriados. Observamos que os soquetes e as válvulas podem ser obtidos de alguns tipos de rádios antigos que utilizam década de 50 e 60, utilizam as duas válvulas empregadas neste projeto.

Também destes rádios pode ser aproveitado o capacitor variável A bobina consiste em 50+50 espiras de fio 28 AWG num tubo de PVC de 2,5 cm (1 polegada) com 8 a 10 cm de comprimento. Veja que esta bobina possui uma tomada central, conforme mostra a figura 3.

 

Como enrolar a bobina
Como enrolar a bobina

 

Os capacitores de filtro devem ter pelo menos 200 V de tensão de trabalho.

Observamos que este circuito não é isolado da rede de energia, o que significa que todas as suas partes devem ser enceradas numa caixa e que o cabo do microfone deve ser isolado, assim como o próprio microfone.

Observe também que o próprio capacitor variável deve ficar isolado do chassi ou então utilizadas as seções em série conforme mostra a figura 4

 

Montagem do capacitor variável
Montagem do capacitor variável

 

Prova e Uso

Para provar, ligue o transmissor na rede de energia e espere pelo menos uns 3 minutos até que as válvulas se aqueçam. Depois, ligue nas proximidades um receptor de AM na faixa de ondas médias entre 600 e 900 kHz, procurando uma frequência livre (sem estações).

Conecte o microfone e gire o variável até sintonizar o sinal mais forte. Falando no microfone sua voz deve ser reproduzida com clareza. Se houver microfonia (apito), reduza o volume do receptor.

Uma alternativa para microfone, consiste em se utilizar um pequeno alto-falante e um transformador, conforme mostra a figura 5.

 

Usando um pequeno alto-falante como microfone.
Usando um pequeno alto-falante como microfone.

 

A antena pode ser esticada em algum local livre com até uns 6 metros de comprimento.

Lembre-se que este receptor não possui nenhum isolamento da rede de energia,m o que significa que tocar em qualquer de suas partes significa a possibilidade de choques fortes.

Feche o transmissor numa caixa de madeira e plástica para evitar toques acidentais.

 

Lista de material
Lista de material

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia