Fio que amolece quando percorrido por uma corrente (NOT340)

Uma descoberta feita por pesquisadores do laboratório da Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça pode levar a novas e inéditas aplicações em robótica, IoT e vestíveis.

Trata-se de uma fibra rígida semelhante a um espaguete que ao ser percorrida por uma corrente amolece completamente, como um espaguete cozido.

A nova fibra pode alterar em 27 vezes o seu tamanho o que permitiria seu uso como músculos em asas de veículos voadores ou mesmo para “amolecer” uma estrutura evitando sua quebra em caso de batida.

Seu funcionamento é simples de ser explicado. Ao ser percorrida por uma corrente, a fibra aquece e, quando chega a uma temperatura de 62º C ela amolece completamente e em 10 segundos ela se torna 700 vezes mais macia e 400 vezes mais deformável, segundo o chefe do laboratório Dario Floreano.

A equipe está atualmente trabalhando em pequenos robôs e veículos que poderiam se movimentar usando as propriedades dessas fibras, mas as possibilidades de uso no futuro são muitas,

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia