O sal derretido não é solução nova para a construção de baterias. As primeiras baterias práticas de sal derretido foram desenvolvidas na Alemanha na Segunda Grande Guerra. A bateria era usada em aplicações militares incluindo as bomba voadoras V2. No entanto não foram mais usadas por limitações técnicas.

De fato, as baterias de sal derretido se mantém inativas na temperatura ambiente. No entanto quando aquecidas até o ponto de fusão do sal entre 400 e 500ºC elas podem fornecer correntes intensas por curtos intervalos de tempo.

Agora, cientistas do MIT ressuscitaram essas baterias, pois elas podem ser usadas para o fornecimento de energia em grande quantidade passando a fazer parte da própria rede de energia.

Eles descobriram que as baterias de sódio/enxofre ou sódio/cloreto de níquel com um tipo especial de eletrodo em forma de membrana pode ser muito eficiente na produção de energia em grande quantidade.

Os pesquisadores do MIT descobriram membranas que podem servir como eletrodos aumentam o rendimento dessas baterias tornando-as viáveis no fornecimento de energia em usinas que podem alimentar cidades de maneira segura, barata e eficiente.

Veja mais na página do MIT - http://news.mit.edu/2016/battery-molten-metals-0112