O Site do Hardware Livre - OSHW

Primeiro Trem Movido a Célula à Combustível de Hidrogênio (NOT413)

Desde os primeiros desenvolvimentos de células a combustível, cuja tecnologia foi explorada em diversos de nossos artigos, o tipo que faz uso do hidrogênio tem sido o mais promissor para as aplicações práticas.

Conforme sabemos, a combinação do hidrogênio com a água numa reação de combustão libera calor, mas também, através de arranjos apropriados podemos obter eletricidade.

São as chamadas células a combustível ou fuel-cells que podem gerar grandes quantidades de eletricidades de modo simples e eficiente. As células que usam hidrogênio como combustível já tem sido usadas em naves espaciais com êxito e agora temos o primeiro trem totalmente alimentado por uma dessas células entrando em funcionamento na Alemanha.

O trem entrou em funcionamento na Baixa Saxônia e tem a principal característica do sistema usado: emissão zero de poluentes. Lembramos que a combustão do hidrogênio gera água que é expelida na forma de vapor, certamente a menos poluente de todas as emissões possíveis.

O trem foi o primeiro de um contrato de 81 milhões de euros para o desenvolvimento de 16 trens movidos a hidrogênio. A primeira unidade pode levar até 300 passageiros (140 assentios) a uma velocidade de 140 km/h A primeira linha cobre uma distância de 100 km.

O sistema tem uma estação de recarga formada por cilindros de aço 12 m contendo hidrogênio capazes de fornecer gás para uma autonomia de 1000 km

 


 

 

 

 Imagens Alstom
Imagens Alstom

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Sabedoria
A sabedoria é a arte de subir ao mais alto de si mesmo.
Gilberto Amado (1887 1969) - Depois da Política - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)