Em diversos artigos temos tratado da utilização da luz em terapias que começam a ser descobertas e aplicadas na prática. Já tratamos da luz azul no tratamento de doenças nervosas, inclusive o Alzheimer e da implantação de chips contendo fontes emissoras, como LEDs.

A possibilidade de contarmos com LEDs potentes com emissão em faixas estreitas de comprimentos de onda e, portanto, cores específicas abre uma infinidade de aplicações que agora estão sendo anunciadas.

Uma delas vem de um vestível que consta de Lasers Semicondutores, que nada mais do que LEDs especiais, semicondutores emissores de luz vermelha que estimula os folículos capilares fazendo o cabelo crescer.

Assim, liderados pelo Prof. Keon Jaee Lee do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) criou um array de 900 LEDs vermelhos microemissores que estimula locais da pele para o crescimento de cabelos.

Em testes de laboratório a pele raspada de um rato teve pelos crescendo quando estimulada pelo microdispositivo do tamanho de um selo colocado.

Talvez em breve seja lançada a touca de LEDs para ajudar os carecas a recuperar sua cabeleira. Um interessante wearable a ser desenvolvido.