A STMicroelectronics lançou neste mês de maio seu novo microprocessador integrado com capacidades multimídia avançadas. Como a mais recente inclusão na família de microprocessadores ARM Cortex-A9 dual core da ST, o SPEAr1340 está voltado para uma ampla faixa de dispositivos inteligentes conectados, desde vídeo conferência de alta resolução até displays inteligentes e dispositivos conectados na Web.

O SPEAr1340 da ST integra uma poderosa unidade de processamento gráfico ARM Mali 200 para aceleração 2D e 3D avançada em interfaces de usuário, sistemas de navegação, navegação (browsing) e jogos. O novo dispositivo também integra um codificador de hardware de vídeo e um decodificador que suportam os principais padrões de compressão (incluindo H.264, AVS e VP8), com resolução de vídeo de até 1080p e 30 frames (quadros) por segundo. O SPEAr1340 também lida com múltiplos fluxos de vídeos concorrentes (4 entradas de câmera disponíveis) em aplicações com uso intensivo de multimídia, como câmeras de vídeo de vigilância.

A implementação de hardware de gráficos e as capacidades de vídeo do SPEAr1340 resultam em um desempenho multimídia excepcional com um consumo de energia ultra baixo, ao passo que mantém dois núcleos Cortex-A9 disponíveis para a execução de tarefas concorrentes, conforme solicitadas pelos usuários. Com suas múltiplas interfaces, incluindo I2S e S/PDIF, o SPEAr1340 também oferece excelentes capacidades de vídeo, lidando com até 7,1 configurações de som surround tanto na entrada quanto na saída.

Em termos de segurança, o SPEAr1340 integra um mecanismo de criptografia de múltiplos padrões e registros One Time Programmable (OTP) para uma identificação exclusiva (única) e proteção da memória flash externa contra falsificações.

Produzido com a tecnologia de processo low-power 55nm HCMOS (CMOS de alta velocidade) da ST, o novo processador se beneficia da avançada arquitetura do SPEAr1300, que combina capacidades inigualáveis de baixo consumo de energia e multiprocessamento de dois núcleos ARM Cortex-A9 com a inovadora tecnologia Network-on-Chip (NoC).

O processador dual ARM Cortex-A9 suporta operações totalmente simétricas e assimétricas, em velocidades de 600 MHz/core (em piores condições industriais) para um equivalente a 3000 DMIPS. A tecnologia Network-on-Chip é uma arquitetura de comunicação flexível, que oferece ‘Quality of Service’ (QoS) para o sistema inteiro, pois viabiliza múltiplos perfis diferentes de tráfego e maximiza a taxa de rendimento dos dados com o melhor desempenho e eficiência energética.

 

Outros recursos do SPEAr1340:

1 porta Giga/Fast Ethernet (para GMII/RGMII/MII PHY externos)

1 link PCIe/SATA Gen2 (com PHY integrado)

2 portas host USB 2.0 com PHYs integrados

1 porta USB2.0 OTG com PHY integrado

Portas I2S, UARTs, SPI, I2C

HD Display controller com Touch screen e capacidades de Overlay windows

Controlador de Cartão de Memória com suporte para múltiplos padrões

Controlador de teclado 6x6

4 entradas para Câmeras

Porta paralela de Entrada de Vídeo de 4 bits

2 portas de Consumer Electronic Control (CEC)

Capacidades de Boot Seguro e Key Storage

Recursos para economia de energia

 

Para mais informações sobre a família SPEAr de CIs de microprocessadores System-on Chip integrados da ST, visite www.st.com/spear.