Pesquisadores da Disney Research e da Carnegie Mellon University desenvolveram um modo de se conectar folhas de papel digitalmente a circuitos de comando e a internet. Talvez seja a hora do caderno comum escolar entrar como item da internet das coisas e não simplesmente desaparecer, como muitos já estão apregoando. Na verdade a própria folha de papel está se tornando um item da internet das coisas como veremos neste artigo.

De fato, a ideia é embutir tags de RFID e papel, já que esta tecnologia está tornando estes recursos tecnológicos suficientemente finos para isso, e com isso possibilitar a detecção de movimentos da mão ou de objetos interfaceando-os com a internet ou processadores.

A tecnologia, denominada PaperID consiste em se colocar RFIDs baratas em folhas de papel de modo que elas possam detectar a aproximação da mão e com isso reconhecer movimentos específicos.

Com isso, o papel de parede pode embutir a função de controles de iluminação, acesso inteligente a objetos (IoT) e muito mais.

Num livro infantil, por exemplo, o movimento da mão sobre a página servirá para gerar mensagens faladas ou efeitos de som.

Uma simples folha de papel com esses tags, recobrindo uma caixa pode ser transformada num theremin, com facilidade.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia não tem seu limitado ao papel. Os pesquisadores começaram por ele, por ser reciclável, universal e flexível, pois existem muitas outras aplicações possíveis.

Veja o vídeo da Disney em:

https://youtu.be/DD5Wnb0f1rg?t=48

 

Veja como a antena pode ser impressa ou desenhada em papel com tinta condutiva para se criar interfaces com esta tecnologia.

A interface sem bateria permite transformar uma folha de papel num dispositivo IoT.