NOSSAS REDES SOCIAIS -

Material Atrai ou Repele Água Controlado por Corrente Elétrica (NT021)

O que este novo material pode trazer em termos de inovação tecnológica é difícil prever. A água tem propriedades que a tornam a mais importante das substâncias de nosso meio ambiente. A própria vida depende totalmente dele. No entanto, estas propriedades em muitos casos tem se revelado indomáveis. Um passo importante para se obter o domínio tecnológico da água controlando suas propriedades através de sinais elétricos foi dado por pesquisadores da Universidade de Zurich (Alemanha) .

Aproveitando-se do fato de que a mudança de ângulo de uma camada de nitreto de boro faz com que essa substância mude da capacidade de atrair e absorver a água para repelir a água, os cientistas criaram um novo e fantástico material.

Para entender porque existem substância que repelem água e outras que precisamos analisar o fenômeno em nível molecular.

Normalmente os objetos que repelem ou atraem a água possuem atributos em nível microscópio. Por exemplo, micropelos que repelem a água enquanto o algodão de um cotonete tem uma disposição diferente que atrai a água.

Os cientistas descobriram então que um material pode ser ter sua capacidade de atrair ou repelir a água modificada por uma corrente elétrica.

O efeito ocorre em nano-escala mas manifesta-se em macro-escala.

O que ocorre é que a aplicação de uma corrente no material afeta a fricção estática que permite que as moléculas de água deslizem ou não sobre o material.

No novo material é utilizada uma camada de nitreto de boro também conhecido como grafene branca que tem sua deposição feita numa base de ródio de modo a criar uma estrutura em forma de ninho de abelha.

Quando uma tensão é aplicada à nano-estrutura de apenas 0,1 nm, as formas da estrutura mudam e com isso o ângulo de contato das gotículas de água e das moléculas de tal forma que a tensão superficial da água não se mantém e com isso elas são repelidas.

 

Imagem: Universidade de Zurich
Imagem: Universidade de Zurich

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Saber
Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber: em crer que se sabe está a ignorância.
Hipócrates (460 - 374) - Aforismos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)