O Site do Hardware Livre - OSHW

Biocélulas Chegando a Aplicações Práticas (NOT371)

Em diversos artigos deste site já tratamos de células que funcionam baseadas em fermentação ou digestão para produzir eletricidade, as chamadas biocélulas. Este tipo de fonte de energia, até então, pelo seu baixo rendimento e pela complexidade de seu eram apenas curiosidades, apresentadas em versões experimentais. No entanto, rapidamente com as pesquisas, este tipo de fonte de energia pode encontrar aplicações práticas em breve.

Isso é o que o pesquisador Soekheun Choi da Universdade de Birnhamton está conseguindo com suas células que funcionam à base de líquidos eliminados pelo corpo humano quando são “atacados” por bactérias.

O pesquisador conseguiu fazer uma célula capaz de acender um LED com uma gota de saliva.

A mesma célula também funciona com água suja, quando ela contém substâncias que possam ser atacadas por bactérias.

Até mesmo a urina pode se tornar um “combustível” no futuro capaz de carregar baterias como, por exemplo, do seu celular.

O que ocorre é que as bactérias no seu processo de respiração ou metabolismo elas consomem material orgânico, transferindo elétrons numa reação que pode resultar na disponibilidade de eletricidade, se eletrodos forem convenientemente colocados de modo a captá-la.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Homem
O homem é incapaz de viver sí, e é incapaz também de viver em sociedade. (Lhomme est incapable de vivre Seul et Il est incapable aussi de vivre em societé.)
Duhamel (1884 1966) O Deserto de Bivres - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)