Em diversos artigos deste site já tratamos de células que funcionam baseadas em fermentação ou digestão para produzir eletricidade, as chamadas biocélulas. Este tipo de fonte de energia, até então, pelo seu baixo rendimento e pela complexidade de seu eram apenas curiosidades, apresentadas em versões experimentais. No entanto, rapidamente com as pesquisas, este tipo de fonte de energia pode encontrar aplicações práticas em breve.

Isso é o que o pesquisador Soekheun Choi da Universdade de Birnhamton está conseguindo com suas células que funcionam à base de líquidos eliminados pelo corpo humano quando são “atacados” por bactérias.

O pesquisador conseguiu fazer uma célula capaz de acender um LED com uma gota de saliva.

A mesma célula também funciona com água suja, quando ela contém substâncias que possam ser atacadas por bactérias.

Até mesmo a urina pode se tornar um “combustível” no futuro capaz de carregar baterias como, por exemplo, do seu celular.

O que ocorre é que as bactérias no seu processo de respiração ou metabolismo elas consomem material orgânico, transferindo elétrons numa reação que pode resultar na disponibilidade de eletricidade, se eletrodos forem convenientemente colocados de modo a captá-la.