Em nosso artigo “Fontes Alternativas de Energia Pouco Comuns” (EL050) mostramos como as ondas do mar podem ser usadas para gerar energia. Se bem que o princípio descrito no artigo faça uso de boias oscilantes, a ideia de se obter eletricidade no mar de forma barata foi aproveitada de maneira prática um pouco diferente.

A empresa Autonaut ( http://www.autonautusv.com/ ) desenvolveu um barco auônomo que gera energia elétrica para sua própria propulsão a partir das ondas do mar.

 


 

 

O sobe-e-desce das ondas é aproveitado para gerar a energia que não apenas movimenta o barco como também eventuais equipamentos que devam ser alimentados no seu interior.

O barco é usado para coleta de dados podendo se movimentar a uma velocidade entre 2 e 5,5 km/h com uma autonomia muito grande.

O sistema de propulsão é mecânico contendo molas e engrenagens e tem por vantagem ser extremamente silencioso o que é importante no caso em que ela deva ser usado no estudo da vida marinha. Desta forma ele não afugenta peixes ou golfinhos que eventualmente devam ser estudados.

No site, cujo link é dado acima, o leitor pode ver um filme deste barco em funcionamento.