Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Conserto de relógio Philco antigo com arduino e motor de passo

Pra quem gosta de restaurações vintage, esse é um daqueles projetos interessantes. Um relógio antigo com display motorizado restaurado a partir de um arduino com motor de passo para movimentação do display. Vale a pena ver o video abaixo para entender o processo.

 

 

 

Arduino Uno feito à mão


| Clique na imagem para ampliar |

 

Para quem gosta de desenhar circuitos, sabe o quão difícil é montar um projeto do inicio ao fim. Agora imagine fazer isso utilizando fios. Além disso num circuito de Arduino Uno! Tudo isso numa obra prima feita apenas com fios e componentes dispensando as placas. Se não bastasse fazer tudo à mão, foi feito no mesmo tamanho de um Arduino real!

 

 

 

ESP32 Gamer


| Clique na imagem para ampliar |

 

Você agora pode jogar seus jogos de Atari num ESP32! Emular jogos em dispositivos não é uma tarefa incomum, mas esse caso foi uma superação porque junto ao video é transmitido audio com modulação PLL. Vale a pena conferir o projeto no link: https://github.com/rossumur/esp_8_bit 

 

 

Tecnologia e Cultura

Placa de Desenvolvimento Bluetooth


| Clique na imagem para ampliar |

 

Programar dispositivos em BLE é um pouco complicado se você precisa ter controle de alguns parâmetros a mais do hardware. Por isso, Nicola Anderson Nielsen decidiu fazer uma placa chamada RFCat: uma placa de desenvolvimento para Bluetooh de Longo Alcance. A placa possui um módulo parecido com o chip Nordic nRF52832 amplificado. Isso confere aproximadamente 30 vezes mais potência. Além disso a RFCat é compatível com o bootloader da Adafruit para nRF52 e Arduino IDE, tornando as aplicações mais simples e fácil de escrever. A placa também possui um debug serial. A placa está disponível para aquisição no Tindie . Happy Hacking!

 


 

 

 

 

 

Dispositivo de Notificação vestível para chamar a atenção das Crianças

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Chamar a atenção das crianças pode ser muito difícil. Adiciona a isso a surdez e a dificuldade aumenta. A filhinha do nosso projetista (Jake) teve que ficar sem os implantes auditivos e ele teve que bolar uma solução. Ele criou essa pulseira vibratória, que podemos classificar como um wearable, utilizando um arduino Trinket M0, utilizando um motor de pager para exercutar o movimento vibratório. Isso é emparelhado com um dispositivo Bluetooth Tile, permitindo que Jake utilize o google assistant para chamar a atenção da filha com um simples comando de voz. Confira o video da solução abaixo:

 

 

 

Controle de Motor com TouchPad


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto é interessante para o aproveitamento de componentes antigos. Utilizando um touchpad Synapitc PS2 conectado a um Arduino, o controle do motor de passo fica muito interessante. Veja no video abaixo:

 

 

 

Extras

Não existe Respostas simples para os grandes problemas do Mundo

Todos nós precisamos de esperança. A necessidade real sobre a esperança está conectada com uma visão séria a clara da realidade. Dessa visão podemos entender um conceito: não existe soluções simples e fácil para os grandes problemas da humanidade. O artigo da HBR aborda justamente a necessidade que as pessoas no mundo tem para serem seduzidas por soluções que não conduzem a solução do problema: seja enfrentando uma pandemia ou em outros problemas.

 

 

Leitura da Semana

O guia definitivo do mochileiro das galáxias

https://amzn.to/3e64e3P 

Esse é o livro de ficção científica que todos deveriam ler. O guia definitivo do mochileiro das Galáxias é um clássico que ainda segue encantando gerações. Com toques de humor esse livro é diversão garantida.