Projetos

Aquecedor OpenFluid

https://hackaday.com/2020/10/08/openfluid-warmer-aims-to-get-medical-equipment-where-its-needed/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Fluidos intravenosos são parte vital da medicina moderna que salva vidas. Dependendo dos fluidos em questão, eles geralmente devem ser armazenados em baixas temperaturas. Porém, ao administrar aos pacientes é benéfico aquecê-los a aproximadamente 38 graus para evitar a hiportermia. Vale a pena conhecer esse projeto aberto disponível no contest do hack a day. Veja o seu funcionamento no video abaixo:

Assista o vídeo - https://youtu.be/e-jzKNL58hI 

 

 

Fabricando engrenagens em casa

https://hackaday.com/2020/10/10/homemade-gear-cutting-indexer-blends-art-with-engineering/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um daqueles projetos que ao olhar você simplesmente pára e diz: Uau! Cortar suas próprias engrenagens não é divertido se você também não construiu a máquina que faz o corte, certo? Bom esse é um daqueles projetos artísticos, com toques de engenharia, que tornam a ideia bem executada. O video abaixo é melhor que qualquer elogio que eu fizer acerca disso.

Assista o vídeo - https://youtu.be/0GPm4odtna4 

 

ESP32 cam - acionamento de fechadura por bluetooth

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/hardware-diy/esp32cam-based-smart-bluetooth-lock 

 


 

Esse projeto já não é mais nenhum supra sumo tecnológico e nem mesmo de hack. Mas exatamente por ser simples e funcional ele está aqui. Ele é prático, funcional, barato e rápido.

 


 

 

Tecnologia e Cultura

Tratamento eletrônico para diabetes

https://hackaday.com/2020/10/09/electronic-treatment-for-diabetes/ 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um daqueles artigos sobre pesquisas com o uso de eletrônica e campos eletromagneticos. Em um artigo recente na Cell Metabolism, eles relataram que a exposição de pacientes a campos magnéticos e elétricos estáticos levou a uma melhor sensibilidade à insulina em camundongos diabéticos. Após 30 dias, houve uma melhora de 33% nos níveis de glicose no sangue em jejum e ainda mais para alguns ratos com uma causa específica de diabetes. O campo magnético era de 3 mT e o campo elétrico era de 7 kV / m. Isso parece muito, mas no nível do mar normalmente experimentamos cerca de 120 V / m, então dificilmente é o equivalente a pegar um fio energizado. Curiosamente, o mesmo efeito ocorreu quando os ratos foram expostos por apenas sete horas por dia. Você pode inferir então que um dia, os diabéticos podem apenas dormir sob um campo eletromagnético e ter melhorado o metabolismo da glicose.

 

O que existe dentro de um servo motor? Como ele funciona?

https://www.electronicsforu.com/resources/learn-electronics/servo-motor-working-basics 

 


 

 

Esse artigo explica o funcionamento de um servo motor e todas as suas partes. Bastante interessante pra quem está começando ou deseja saber como funciona um servo motor por dentro!

 


 

Amazon SideWalk

https://www.cnx-software.com/2020/09/24/amazon-sidewalk-a-low-bandwidth-network-for-connecting-smart-devices-and-iot/ 


 

O Amazon Sidewalk provavelmente será uma rede do tipo LPWAN, uma vez que está prometendo conectividade de dispositivo semelhante à vizinhança com sua iniciativa de crowdsourcing. Ele usa Bluetooth Low Energy (BLE) para distâncias curtas, o espectro de 900 MHz e outras frequências para cobertura de distâncias mais longas. O Sidewalk tenta garantir que seus dispositivos BLE ainda possam se conectar à sua rede doméstica, mesmo quando você estiver longe de casa. De acordo com a Amazon, os usuários podem acessar facilmente a rede Sidewalk usando dois tipos de dispositivos: Sidewalk Bridges e dispositivos habilitados para Sidewalk. Confira o link do artigo para mais informações.

 

 

Extras

Quantifique o quanto sua empresa impacta os seus clientes

https://hbr.org/2020/09/quantify-your-companys-impact-on-people 

A pandemia Covid-19 colocou os holofotes sobre os impactos de longo alcance que as empresas têm sobre as pessoas vulneráveis ??na força de trabalho e nas comunidades em todo o mundo. Levantou o imperativo de combater as desigualdades em pé de igualdade com as mudanças climáticas, reconhecendo também as muitas inter-relações entre os dois. Mas o que isso significa na prática?

 

App da Semana - Arduino Blutooth Controle

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.circuitmagic.arduinobluetooth 

Se você está planejando fazer um projeto Arduino que deseja controlar com o telefone Android via Bluetooth, este aplicativo pode ser muito útil! Este aplicativo que criei para meu projeto Arduino para acender e apagar LED por meio do meu telefone Android. Portanto, foi criado dois botões neste aplicativo para ligar / desligar o LED e uma caixa de texto de entrada para enviar qualquer caractere para o Arduino.

Assista o vídeo - https://youtu.be/OXpIUvYjbN0 

 


 

Leitura da Semana

Can't hurt me

https://amzn.to/2GBiSF5 

Para David Goggins, a infância foi um pesadelo - pobreza, preconceito e abuso físico coloriram seus dias e assombraram suas noites. Mas por meio de autodisciplina, resistência mental e trabalho árduo, Goggins se transformou de um jovem deprimido e obeso, sem futuro, em um ícone das Forças Armadas dos EUA e um dos melhores atletas de resistência do mundo. O único homem na história a completar o treinamento de elite como Navy SEAL, Army Ranger e Air Force Tactical Air Controller, ele estabeleceu recordes em vários eventos de resistência, inspirando a revista Outside a chamá-lo de “The Fittest (Real) Man in America . ”

Em Can't Hurt Me, ele compartilha sua surpreendente história de vida e revela que a maioria de nós atinge apenas 40% de nossas capacidades. Goggins chama isso de regra dos 40%, e sua história ilumina um caminho que qualquer pessoa pode seguir para superar a dor, demolir o medo e alcançar seu potencial máximo.