Projetos

Arduino Data Logger

https://randomnerdtutorials.com/arduino-datalogger-with-temperature-sensor-and-photoresistor/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Uma das coisas interessantes desse projeto é como gravar um log de dados armazenados num cartão SD para projetos de sensores em arduino. A técnica utilizada pelo autor é extremamente útil e eficaz para muitos projetos.

Assista ao Vídeo - https://youtu.be/R19On2w5qbU 

 


 

Desenvolva o seu sensor de combustível óptico

https://hackaday.com/2020/10/14/designing-and-building-a-custom-optical-fuel-sensor/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Eis aqui uma ideia engenhosa! Utilizando um led e um fototransistor, o autor do projeto fez um sensor para verificar quando o seu cortador de grama ficaria sem combustível. Embora a ideia seja simples, o melhor sempre é o conceito. Isso pode ser útil em muitos outros casos.

Assista o Vídeo - https://youtu.be/y3l_yfWQwT8 


 

Deixe o kicad e o python fazer as suas bobinas

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Existe atualmente em projetos adaptações em PCB para alguns tipos de componentes. Por exemplo, não é incomum ver um resistor de valor baixo como sensor de corrente sendo um traço longo na placa de circuito impresso. O uso de camadas para desacoplar a capacitância é outro. Um outro exemplo são bobinas nas placas. Para isso há um script para desenho de círculos, algo meio problemático no kicad. Confira no video.

Assista o Vídeo - https://youtu.be/Ttqm1z24Ihc 

 


 

Tecnologia e Cultura

Odrioid C4 vem com duas portas SATA e 4GB de Ram

https://www.cnx-software.com/2020/10/20/odroid-hc4-low-cost-dual-nas-comes-with-4gb-ram-supports-2-5-inch-and-3-5-inch-sata-drives/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O Odroid C4 é um modelo de placa que vem com um processador Amlogic S905X3 feito para ser um NAS de baixo custo. Sendo vendido pela bagatela de 65 dólares, possui 4GB de ram, porta de rede e duas interfaces Sata. Em relação aos modelos mais avançados de NAS, é uma boa opção.


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

O que é um solenóide e como ele funciona

https://www.electronicsforu.com/resources/learn-electronics/solenoid-basics-working 

Esse é um artigo que mostra os princípios de funcionamento de um solenóide . Nós temos um artigo em português aqui https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3890-mec095.html. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto é uma boa introdução.

 


 

Coolers Termoelétricos

https://www.electronicsforu.com/new-products/thermoelectric-coolers-suitable-for-active-cooling-in-high-temperatures 

 


 

 

A Laird Thermal Systems desenvolveu uma série de módulos termoelétricos, o HiTemp ETX, que é classificado para altas temperaturas (até 150 graus Celsius) em aplicações optoeletrônicas emergentes. Muitos dispositivos optoeletrônicos sensíveis à temperatura requerem resfriamento ativo para ficar abaixo de sua temperatura operacional máxima em ambientes externos. As aplicações comuns incluem sensores LiDAR e CMOS para sistemas autônomos em veículos e drones, processadores de luz digital (DLP) usados em visão de máquina 3D e sistemas de iluminação avançados e transceptores ópticos.

 


 

Extras

Inove com urgência - Mesmo quando não existam crises

https://hbr.org/2020/09/innovate-with-urgency-even-when-theres-no-crisis 

Esse artigo aborda a questão do porque a inovação é tão necessária para modelos de negócio. O case citado no inicio do artigo é de um varejista americano que implementou alguns processos de coleta para impulsionar as vendas e com a crise do coronavírus esse processo teve que ser acelerado para que a empresa sobrevivesse. Abordando o cerne da inovação e como implementar isso aos poucos esse artigo é extremamente útil para quem precisa inovar.

 


 

App da Semana - Sensor Box

https://play.google.com/store/apps/details?id=imoblife.androidsensorbox 

Assista o Vídeo - https://youtu.be/JvEEHEBkkoo 

Esse utilitário para android tem a capacidade de lhe mostrar todos os sensores que o seu aparelho possui e fazer um teste com eles através programas prontos. É muito útil para alguns tipos de aplicações.

 


 

Leitura da Semana

The art of computer programming - Donald Knuth

https://amzn.to/2TjeEEO 

Esse é um dos clássicos da programação. O dr. Knuth aborda o cerne de inúmeros problemas computacionais que servem desde a programação de microcontrolador até sistemas operacionais modernos. Se você trabalha com programação, seja de microcontroladores ou qualquer outro tipo de software, você definitivamente se beneficiará deste livro.