Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Mantenha o seu café quente com aquecimento por indução

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Os transformadores têm um uso óbvio para aumentar ou diminuir a voltagem em sistemas CA, mas também têm muitos outros usos esotéricos. Motores e geradores elétricos são funcionalmente semelhantes e podem ser modelados como se fossem transformadores, mas as aplicações verdadeiramente interessantes estão fora desses ambientes industriais. O carregamento sem fio é essencialmente um transformador de núcleo de ar que permite que a energia flua através do espaço vazio, e o cozimento por indução usa um princípio semelhante para induzir o fluxo de corrente em panelas e frigideiras. E, neste caso, canecas de café.

Assista ao vídeo clicando aqui

 


 

POV clock com tubo nixie

Em vez de uma matriz móvel de pontos para criar os caracteres a serem exibidos, é utilizado um único tubo IN-12b Nixie na extremidade de um pêndulo. O pêndulo é mantido em movimento por um pequeno empurrão criado por um pulso através de uma bobina de voz de disco rígido fixo atuando em um ímã afixado na parte inferior do pêndulo. Quase todos os componentes eletrônicos são montados no braço do pêndulo, incluindo um arduino Nano, um RTC e um acelerômetro para descobrir onde o pêndulo está e quando piscar um número no visor. Há um vídeo abaixo que mostra isso em funcionamento tanto em velocidade total quanto em câmera lenta; como sempre acontece com os relógios POV, essas coisas provavelmente parecem melhores pessoalmente do que no vídeo.

Assista ao vídeo clicando aqui

 


 

Sonar Ultrassônico detecta objetos escondidos

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora o radar use ondas eletromagnéticas para detectar objetos, o mesmo princípio tem sido usado com outras ondas de propagação, na maioria das vezes ondas sonoras. Embora um uso bem conhecido seja o sonar, os sensores ultrassônicos também podem ser usados para fazer um sistema semelhante ao de um radar. Este projeto de radar ultrassônico usa um pequeno sensor ultrassônico de distância conectado a uma plataforma rotativa. Um motor o gira em torno de um campo de visão de 180 graus e um Arduino faz e registra medições durante sua viagem. Ele faz interface com um aplicativo executado em um computador que mostra os dados em tempo real e mapeia a localização de todos os objetos ao redor do sensor

 


 

Tecnologia e Cultura

A necessidade crescente de medição de energia DC de precisão

Incluindo fontes de energia renováveis e não renováveis, a população mundial consumiu quase 18 trilhões de kWh somente no ano passado e a demanda continua crescendo. Na verdade, mais da metade da energia gerada foi consumida nos últimos 15 anos, e nossas redes elétricas e geradores de energia estão em constante expansão. A necessidade de energia mais eficiente e ecológica nunca foi tão grande. Por ser mais fácil de usar, os primeiros desenvolvedores da rede trabalharam com corrente alternada (CA) para fornecer energia ao mundo, mas em muitas áreas, a corrente contínua (CC) pode melhorar drasticamente a eficiência.

 


 

Como melhorar a qualidade do caso de teste com o teste de mutação

O teste de mutação avalia a qualidade de seus casos de teste. Ele executa novamente os casos de teste que já foram aprovados, mas em um objeto de teste alterado, e revela se os casos de teste detectam as alterações no objeto de teste. Padrões para o desenvolvimento de sistemas críticos de segurança, por ex. IEC 61508, recomenda o teste de mutação. Na práxis, a automação tanto da execução do teste quanto da geração de mutações é inevitável. O teste de mutação automatizado é a nova funcionalidade mais importante na nova versão principal V4.3 do TESSY, a ferramenta para a unidade automatizada, módulo e teste de integração de software embarcado. Este artigo mostra como o teste de mutação pode ser aplicado para melhorar a qualidade de seus casos de teste; problemas que são levantados por testes de mutação e como eles podem ser superados.

 


 

Extras

O que os bons líderes fazem quando substituem maus líderes

Qualquer líder que está assumindo uma função anteriormente ocupada por outra pessoa tem que enfrentar o legado de seu antecessor, mas aqueles que estão substituindo líderes pobres ou controversos têm um desafio especial. Essas três estratégias ajudarão sua empresa a seguir em frente: 1) Reconhecer as contribuições do líder anterior. Não ignore suas contribuições nem os culpe por todos os desafios da organização. 2) Crie espaço para o perdão. Isso permitirá que as pessoas abandonem o passado e abram espaço para uma nova visão e direção. 3) Procure entender a experiência de seus funcionários. Pergunte o que eles querem e precisam para seguir em frente. Você terá alguns funcionários que apoiam a liderança anterior. Você não se torna automaticamente um bom líder meramente substituindo um mau. No final das contas, você se torna um bom líder ao liderar de maneira diferente e mais inclusiva.

 


 

RedASM

Ativando o seu lado Sith você pode entrar para o dark side utilizando um dissasembler. Uma das melhores práticas para aprender! Embora o assembly para PC, ARMs, Cortex e processadores/microcontroladores mais sofisticados se torne inviável, para microcontroladores de 8 bits e processadores antigos é uma excelente ferramenta de aprendizagem.

 


 

Leitura da Semana

A música dos números primos - Marcus du Satoy

O mistério dos números primos passou a ser considerado o maior problema matemático de todos os tempos. Em meados do século XIX, o alemão Bernhard Riemann formulou uma hipótese: é possível uma harmonia entre esses números primos, à semelhança da harmonia musical. A partir de então, as mentes mais ambiciosas da matemática embarcaram nessa procura que parece não ter fim. Atualmente, estipulou-se o prêmio de um milhão de dólares para quem provar a hipótese. O relato desse verdadeiro Santo Graal da matemática, feito pelo brilhante professor de Oxford Marcus du Sautoy, também pesquisador da Royal Society, aparece aqui pontilhado de casos interessantes e retratos pitorescos dos personagens que, desde Euclides, se envolveram nesse estranho mistério. O título recebeu, em 2005, um prêmio da Academia de Ciência de Göttingen, da Alemanha, e um na Itália, para o livro de matemática mais lido no país.