Temos usado objeto de vidro em muitas aplicações do dia a dia. Janelas, recipientes, lentes de óculos, mesas, divisórias e muito mais. No entanto, apesar de ser um derivado do silício a integração desse material com a eletrônica não é tão simples.

O vidro é um líquido de altíssima densidade que tende a diminuir sua densidade em altas temperatura, consistindo numa barreira para sua integração com a eletrônica.

No dia em que componentes eletrônicos puderem ser incorporados ao vidro, uma nova era da eletrônica terá início, e esse dia chegou.

A Corning Incoporated anunciou recentemente (Nov 2011) o lançamento comercial do Corning Lotus (tm) Glass, um tipo de vidro desenvolvido para possibilitar a integração de semicondutores o que leva a fabricação de displays, OLEDs e uma nova geração de displays de cristal líquido (LCD).

O novo material vence as barreiras encontradas na elaboração de dispositivos semelhantes com o vidro comum, que perde suas propriedades básicas quando sai de uma estreita faixa de temperaturas. Com isso ele permite a integração de transistores de poly-silicon (LTPS) e thin-film oxide (TFT).

O novo material mantém sua consistência quando no processamento em alta temperatura o que é importante para a integração dos componentes sobre o vidro.

Veja no fantástico vídeo abaixo como será o futuro quando o vidro pude ser usado amplamente na integração de componentes, criando objetos que ao mesmo tempo serão displays interativos onde menos se espera. "Um dia feito de vidro" é o nome do fantástico vídeo da Corning.