Nosso destaque em componentes é para a série TPS e TPSF da Panasonic, disponível na Mouser Electronics de capacitores de polímero condutivo de tântalo.

Esses componentes POSCAP são apresentados em diversas outras séries que podem ter os datasheets acessados no link: https://br.mouser.com/datasheet/2/315/AAA8000C34-947355.pdf .

VCOM019

Conforme a série temos diversas faixas de capacitâncias e de tensões de trabalho. Por exemplo, os da série TPS operam com tensões de 2,5 V a 6,3 V e têm capacitâncias de 150 uF a 330 uF. Já os da série TPSF são fabricados com tensões de 2,0 a 2,5 V e capacitância de 270 uF.

Indo ao site da Mouser e digitando POSCAP TPS o leitor terá acesso a todas as séries disponíveis com os datasheets.

Na figura 1 temos os invólucros com a marcação e as dimensões.

 

Figura 1 – Marcação e dimensões
Figura 1 – Marcação e dimensões | Clique na imagem para ampliar |

 

 

No datasheet podem ser obtidas outras informações inclusive as relativas aos usos deste tipo de componente.

Estas informações incluem importantes orientações e precauções (POSCAP) relativas ao uso dos componentes em projetos, tais como circuitos proibidos, falhas, durabilidade, temperaturas de operação, fugas de corrente, montagem, armazenamento e muito mais que recomendamos aos que fazem projetos leiam com atenção.

Esses capacitores POSCAP são fabricados com tântalo sinterizado como anodo e um polímero condutivo criado pela Panasonic num método próprio como catodo. Obtém-se assim um componente muito pequeno com uma resistência equivalente em série (ESR) muito baixa. Com isso, são obtidas características que tornam esse componente ideal para aplicações digitais e de alta frequência.

Os capacitores POSCAP também têm alta confiabilidade e resistência ao calor.