Destacamos neste artigo patrocinado pela Mouser Electronics o circuito integrado AEAT-9922 da Broadcom, um Encoder Magnético rotativo de 10 a 18 bits programável. Conheça neste artigo as principais características desse componente.

Nota: O artigo foi elaborado com base em informações obtidas no datasheet disponível em: https://www.mouser.com/pdfDocs/AEAT-9922-Q24PreliminaryDatashet_rev18.pdf 

O circuito integrado AEAT-9922 da Broadcom, disponibilizado pela Mouser em https://www.mouser.com/new/broadcom/broadcom-aeat-9922-magnetic-encoder-ics/  (veja QR-code), consiste num sensor rotativo que possui precisão total em toda a faixa de rotações de 360 graus.

O componente usa um sistema sofisticado de sensores Hall e um processamento complexo tanto dos sinais analógicos como digitais.

Em funcionamento, ele proporciona um sinal digital preciso de 10 a 18 bits indicando a sua posição angular. Pode-se também obter os sinais codificados em PWM com CRC (verificação de paridade).

Com as características obtidas, este circuito integrado encontra uma ampla faixa de aplicações como, por exemplo, motores DC sem escovas, motores de passo, potenciômetro eletrônico, sistemas robóticos e de automação, máquinas de costura e máquinas têxteis.

Na figura 1 temos o diagrama funcional desse componente.

 

Figura 1 – Diagrama funcional
Figura 1 – Diagrama funcional

 

O circuito opera com tensões de 3,3 e 5V e tem a histerese programável. Além disso, a resolução incremental é flexível indo de 1 a 100000 CPR.

A posição de zero, sentido, largura do index e posição do index é programável pelo usuário.

O dispositivo está disponível em invólucro QFN de 24 terminais com 4 mm x 4mm de dimensões, conforme mostra a figura 2. O processo de manufatura é CMOS.

 

Figura 2 – Invólucro QFN-24
Figura 2 – Invólucro QFN-24

 

No datasheet as funções dos pinos são explicadas. Também podem ser obtidas tabelas com as condições recomendadas de operação e os máximos absolutos.

O dispositivo é usado com imãs com magnetizações específicas, as quais são mostradas na figura 3 e detalhadas na documentação do fabricante.

 

Figura 3 – Imãs magnetizados no sentido do diâmetro
Figura 3 – Imãs magnetizados no sentido do diâmetro

 

Para estes tipos de imã, o circuito integrado tem um posicionamento específico que é mostrado na figura 4.

 

Figura 4 – Posicionamento do circuito sensor
Figura 4 – Posicionamento do circuito sensor

 

Detalhes completos sobre os protocolos e formas dos sinais de comunicação podem ser encontrados no datasheet.