Destacamos neste artigo as características e aplicações do amplificador diferença de alta precisão INA597 da Texas Instruments. Este componente de banda larga tem características ideais para aplicações em aquisição de dados, sensores, fontes, etc.

Nota: Este artigo foi preparado com base em informações do datasheet que pode ser acessado em: https://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina597.pdf . Para compra do componente através da Mouser Electronics, acesse: https://www.mouser.com/new/texas-instruments/ti-ina597-difference-amplifier/ 

O INA597 é um amplificador diferença de baixo consumo de energia, largura de banda ampla para aplicações sensíveis ao custo.

O INA597 consiste em um amplificador operacional de precisão (amplificador operacional) e uma rede de resistores de precisão. Pela ação dos resistores se mantém a precisão do ganho e rejeição de modo comum em relação à temperatura.

Recursos exclusivos, como baixo deslocamento (200 ?V, máximo), desvio de deslocamento baixo (5 ?V / ° C máximo), taxa de crescimento alta (18 V / ?s) e alta carga capacitiva de acionamento de até 500 pF tornam o INA597 um componente robusto, de alto desempenho, além de poder ser usado em aplicações.

O dispositivo opera em modo simples (4,5 V a 36 V) ou dual (± 2,25 V a ± 18 V).

Os invólucros podem ser SOIC ou VSSOP de 8 pinos, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Invólucros
Figura 1 – Invólucros

 

 

No datasheet de 42 páginas temos a descrição de todos os pinos.

Gráficos e tabelas mostrando o desempenho do componente também podem ser obtidos como, por exemplo, a tensão máxima de saída em função da frequência, conforme a figura 2.

 

Figura 2 – Tensão de saída x frequência
Figura 2 – Tensão de saída x frequência

 

Na figura 3 temos os blocos funcionais deste componente, observando-se a integração de resistores de precisão e capacitores de compensação.

 

Figura 3 – Blocos funcionais
Figura 3 – Blocos funcionais

 

Uma série de aplicações são dadas, facilitando assim o projetista. Uma primeira é mostrada na figura 4 em que temos a alimentação básica e conexão das entradas de sinal.

 

Figura 4 – Aplicação básica
Figura 4 – Aplicação básica

 

 

Na figura 5 temos o modo de se agregar ao circuito o ajuste de offset.

 

Figura 5 – O ajuste de offset
Figura 5 – O ajuste de offset

 

 

Para uma aplicação como amplificador de instrumentação, temos o circuito sugerido na figura 6.

 

Figura 6 – Amplificador para instrumentação
Figura 6 – Amplificador para instrumentação

 

 

A figura 7 mostra como usar este amplificador de precisão na entrada de um conversor AD.

 

Figura 7 – Usando num ADC
Figura 7 – Usando num ADC

 

O datasheet inclui ainda outros circuitos e a sugestão de layout de placa.