A Linear Technology tem na sua linha de componentes o LT3495/1, uma linha de conversores boost (elevadores de tensão) de baixo ruído, com chaves integradas, diodos Schottky e circuito de saída desconectado. Ambos os componentes são fornecidos em invólucros DFN-10 de 2 x 2 mm.

Estes componentes possuem uma faixa de tensões de entrada de 2,3 V a 16 V, que permite sua operação a partir de uma célula de Li-Ion até linhas fixas de 12 V, fornecendo saídas até 40 V. A corrente de saída chega aos 70 mA para uma tensão de 16 V a partir de uma única célula Li-Ion.

Estas características tornam este componente ideal para aplicações como displays OLED. Os dois componentes empregam uma técnica de controle única que permite fornecer ao mesmo tempo alta eficiência e baixo ripple de saída, numa ampla faixa de correntes de carga. Este técnica garante que a freqüência de comutação fique acima da banda de áudio para a faixa inteira de corrente de carga, o que é ideal para aplicações sensíveis a ruídos como PMP e áudio. Em combinação com capacitores cerâmicos de baixo custo, o invólucro compacto dos LT3495 proporcionam soluções que ocupam muito pouco espaço.

A chave NPN do LT3595 alcança uma Cecsat de apenas 250 mV com 500 mA levando a eficiências até 85%. O dispositivo possui ainda uma corrente quiescente de apenas 60 uA (<1 uA no modo shutdown), o que maximiza a autonomia da bateria, ao mesmo tempo que diodos Schottky internos para circuitos de proteção reduzem a necessidade de componentes externos.

Completando, existe ainda uma função de ajuste de brilho/contraste integrada para aplicações em displays. Para aplicações que exijam tensões abaixo de 10 V existe versões B deste dispositivo, as quais apresentam uma eficiência ligeiramente melhor.

 

Aplicação típica para alimentação de OLED
Aplicação típica para alimentação de OLED

 

Conversor de 5 V para 12 V com o LT3495
Conversor de 5 V para 12 V com o LT3495

 

Características a destacar:

* Baixa corrente quiescente

* 60 uA de consumo no modo ativo

* 0,1 uA de consumo no modo shutdown

* Esquema de controle de baixo ruído (freqüência de chaveamento sempre acima da faixa de áudio)

* Limite de corrente de 650 mA (LT3495/B

* Limite de corrente de 350 mA (LT3495-1/B-1)

* Diodo Schottky integrado

* Ampla faixa de tensões de entrada

* Resistor de feedback integrado

* Ampla faixa de tensões de saída, até 40 V

 

Distribuidor Linear Recomendado:

Hitech Eletrônica

Clique aqui para saber mais sobre o distribuidor e consultar mais sobre este componente.